Como funciona o cálculo do Uber

Cálculo do Uber – O Uber está muito popular em todo o Brasil e vem sendo utilizado frequentemente. Seu principal diferencial em relação aos táxis, seus maiores concorrentes, é o preço evidentemente mais baixo e a segurança e facilidade que ele oferece. Mas, você já se pegou na dúvida de por que os preços do Uber são tão baixos? Vamos entender a seguir como é feito o cálculo do Uber.

Veja também:

O que é o Uber

O Uber é um aplicativo para smartphone e até computadores que funciona parecido com um táxi, ou seja, você chama quando precisa chegar a algum lugar e está sem carro ou não quer pegar um ônibus. Para contratar um Uber, você precisa baixar o aplicativo, fazer um cadastro e chamar.

cálculo do uber

Ali mesmo no aplicativo é possível ver a foto de quem será seu motorista, quanto tempo irá levar, qual a rota será feita e o valor estipulado. Existem muitos motivos para o Uber estar substituindo os táxis, e os principais são a segurança (já que você confere quem é o motorista antes de sair de casa), a facilidade (por não precisar ligar, apenas da internet que hoje todo mundo tem) e os preços baixos.

Cálculo do Uber

O Uber se baseia em alguns requisitos para calcular o valor das viagens. Existe o preço base, que é o valor inicial e que independente da distância da viagem vai continuar o mesmo, normalmente varia de R$ 5,00. A duração da viagem também interfere no valor, sendo calculada do início ao fim. Depois, é cobrado o valor da distância do trajeto. Além disso, pode existir casos de ser utilizado os preços dinâmicos ou pedágios e taxas.

Os valores podem alterar também de acordo com o local onde você mora.

Assim, o cálculo seria feito dessa forma:

Preço base + valor com base na duração + valor com base na distância + multiplicador de preço dinâmico (se houver necessidade) + taxa do Uber e outras taxas (se estiverem em vigor).

Preço dinâmico

Aqui, se aplica a famosa lei da oferta e da procura. Quando existem muitos usuários procurando pelo Uber e poucos motoristas disponíveis, o valor subirá para diminuir o número de pessoas interessadas em utilizar o serviço naquele momento. Já, quando o movimento cai ou quando o número de passageiros é igual ao de motoristas, a tarifa volta ao normal.

Se você for pedir uma corrida e encontrar o preço dinâmico, pode optar por fazer mesmo assim ou pedir para o Uber notificar você quando o valor voltar ao normal.

Uber e o Táxi

Já é fato que os táxis têm um valor muito mais alto do que o do Uber. Para começar, as tarifas base entre eles possuem uma diferença grande de valor. Além disso, os taxistas mudam as bandeiras durante a noite e o valor sobe muito. Já com o Uber isso não acontece, apenas eventualmente com o preço dinâmico.

Além disso, o Uber traz mais segurança, oferece códigos promocionais para quem está começando que podem fazer a corrida sair até de graça e conforto para o passageiro.

Se você ainda não experimentou o Uber, vale a pena utilizar, é uma boa ideia para quem precisa fazer uma viagem e não pode ou não quer gastar muito.

Como funciona o cálculo do Uber
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply