Como Fazer Cálculo da Cubagem: O que é e exemplos

O cálculo da cubagem é a operação que revela o valor de relação entre volume e peso de algum material. É um termo utilizado pelo setor logístico, muito utilizado no segmento de transportadora, assim como todo segmento possui suas próprias expressões técnicas.

Trabalhadores que são empregados por transportadoras, empresas de carga, operadores logísticos e até mesmo os clientes deste tipo de materiais utilizam esta expressão para se referir ao valor.

O que é cubagem?

A cubagem é um termo que pode gerar dúvida em quem não trabalha com este tipo de material, mas ainda assim é um cálculo matemático extremamente simples e que pode ser compreendido por qualquer pessoa.

O valor dele pode ser utilizada para a otimização da capacidade de carga de caminhões e veículos de transporte no geral, já que oferece o valor da relação entre o peso total e volume de mercadorias que serão inseridas para transporte no veículo desejado.

Como a cubagem representa a relação entre o peso e o volume de um material, ela acaba por verificar a distribuição de peso da carga relacionado com o volume que ali está alocado para que o conteúdo seja melhor alocado dentro do veículo que transportará os materiais.

cubagem

Isso garante com que o veículo não carregue peso a mais do que possa suportar, impedir com que um volume muito pequeno, mas muito pesado seja carregado, o que oferece pouco aproveitamento de espaço do transporte ou ainda que se insira um volume muito grande para itens relativamente leves, o que acaba por desperdiçar a capacidade do veículo de transportar cargas pesadas.

Em resumo, a cubagem serve para garantir o equilíbrio no transporte de cargas.

Ela é um valor muito importante para o segmento de transporte de cargas, pois ela implica diretamente nos custos de transporte. Caras com peso diferente podem custar o mesmo valor de frete, graças ao espaço ocupado ser semelhante.

Isso ocorre porque o valor dos itens transportados não é afetado pelo peso em si, ao menos nas rodovias brasileiras. Já o espaço dos itens transportados dentro do veículo pode alterar o frete.

Cálculo e exemplos de cubagem

Para exemplificar, um caminhão com capacidade máxima de carga de 10 toneladas poderia carregar este valor em um metal pesado, por exemplo, e o volume do metal seria pequeno em relação ao espaço oferecido pelo transporte.

Mas seria simplesmente impossível transportar no mesmo caminhão uma carga de 10 toneladas de algodão, já que o volume de espaço que esta carga ocuparia seria extremamente alto.

Portanto o que realmente implica no transporte de cargas é o espaço, já que o peso será sempre o mesmo de acordo com o veículo.

Para entender o cálculo da cubagem, é preciso compreender a constante chamada de fator de cubagem. Ele é um valor que sempre deve ser aplicado nos cálculos de cubagem, e é definido pelo peso ideal para um volume de transportes que equivale ao metro cúbico transportado.

Geralmente, o fator de cubagem fica em torno de 300 quilos.

Exemplos

O cálculo da cubagem ocorre da seguinte forma: deve-se considerar as três dimensões da carroceria do transporte, isto é, altura, comprimento e largura, e também o fator de cubagem. São multiplicados os valores da altura pela largura e pela profundidade e pelo fator de cubagem.

Caso a carroceria do transporte seja fracionada, devem ser multiplicados também o número de unidades.

Altura x largura x profundidade x fator de cubagem

Vamos considerar as seguintes dimensões:

Altura: 1 m

Largura: 1 m

Profundidade: 2 m

Quantidade de volume: 10

Calculo = quantidade x altura x largura x profundidade x fator

Cálculo = 10 x 1 x 1 x 2 = 20m³de cubagem e 6000kg de peso, conforme imagem abaixo:

Portanto, para fazer qualquer cálculo de cubagem, deve-se usar esta formula.

Como Fazer Cálculo da Cubagem: O que é e exemplos
3.7 (74.55%) 11 votes

Leave a Reply