Como Fazer a Retificação Online do IRPF

Agora vai saber Como fazer a Retificação Online do IRPF 2017, A Receita Federal começou a enviar cartas ou comunicados aos contribuintes que estão com pendencias na declaração do imposto de Renda.

Se você ainda não recebeu a sua restituição é bom olhar o Extrato DIRPF, pois assim é possível ver qual pendencia e evitar que o nome caia de fato para a malha fina.

Comunicado de Autorregularização da declaração do IR

A Receita Federal adotou em 2017 uma iniciativa bem interessante, chamada de Projeto Carta, que consiste em avisar ao contribuinte que há algum erro ou pendencia em sua declaração do imposto de renda. Este comunicado apenas faz o aviso e o contribuinte deve verificar o processamento de sua declaração no site da receita, no portal e-cac.

Para fazer esta verificação é necessário ver o extrato dirpf e assim providenciar a correção e enviar em forma de declaração retificadora, porém este comunicado é apenas para quem tem alguma pendência e necessita fazer autorregularização da declaração do IR 2017.

Como tudo é feito pela internet, não é necessário ir a uma agencia da Receita Federal.

Calculadora do IRPF

Como fazer a Retificação Online do IRPF

Caso tenha recebido esta carta/comunicado de regularização, não precisa ficar apavorado, você poderá fazer saberá aqui Como Fazer a Retificação Online do IRPF, sem a necessidade de comparecer a Receita Federal e o melhor de tudo é que fazendo essa retificadora online da declaração imposto de renda, ainda poderá receber sua restituição no ultimo lote, que é pago dia 15 de dezembro.

E também não pagará a multa de 70% do valor do imposto.

O que é a Retificação Online

Com a retificadora online é possível mudar os dados de declarações do IRPF pela internet, diretamente no site da Receita Federal, sem programas, apenas no site.

Vamos agora saber como fazer a retificação online do IRPF

Para fazer a retificação online é preciso ter acesso ao portal e-CAC, neste caso, pode usar o certificado digital ou o código de acesso. Não saber como acessar o Portal e-CAC e fazer sua retificação online? Então preste atenção ao passo a passo.

Há algumas restrições se acessar com o código de acesso:

1. Conforme a situação da declaração: se a declaração a ser retificada estiver com pendência de malha (exceto malha débito);

2. Quadros desabilitados: não será possível alterar ou visualizar os quadros de Bens e Dívidas.

Neste dois casos acima terá que fazer da forma tradicional, confira os procedimentos para retificação da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Acessando o Portal e-CAC para fazer a Retificação Online do IRPF

Para acessar o portal e-CAC precisa do código de acesso ou do certificado digital e o mais simples é através do código de acesso. Vamos ver como ter este código.

Clique no link – https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index

Depois será direcionado para uma pagina onde informará o CPF, data de nascimento, informe também os caracteres da imagem.

Na outra página você informará os dados solicitados e  e os número dos Recibos IRPF (excluindo-se os dois últimos algarismos, que correspondem ao dígito verificador, crie uma senha, conforme solicitado (a senha deverá ter de 8 a 15 caracteres, contendo números, letras maiúsculas e letras minúsculas.)

Por último, clique em “Gerar Código”.

Guarde seu código de acesso e sua senha. O código é válido por 2 anos.

Agora que já tem o código e a senha,  pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)  e tudo ok! Preencha os dados solicitados: CPF/CNPJ, CÓDIGO DE ACESSO e SENHA e clique em  Avançar.
ecac

Como já sabe como ter o código para acessar o portal e-CAC e poder verificar seu Extrato da DIRPF, vamos ao passo a passo para de Como Fazer a Retificação Online do IRPF.

Passo a passo Como Fazer a Retificação Online do IRPF

  1. Entre no e-CAC com seu código, senha e CPF e depois clique em “declarações”, escolha a opção Extrato DIRPF, conforme mostra a seta vermelha na imagem abaixo:

2.  No ano do exercício a ser retificado, clique no ícone Retificação na coluna Serviços.

3. Depois leia todas as informações e clique em OK.

4. Para incluir, alterar ou excluir dados, clique no ícone correspondente. Se desejar desfazer todas as modificações, clique em Recuperar Declaração.
Enquanto a Declaração Retificadora não for enviada, as modificações serão mantidas, mesmo após sair do e-CAC.

5. Faça a inclusão, alteração ou exclusão necessária. Após confirma, irá aparecer uma mensagem, com a seguinte mensagem: “Transação Realizada com sucesso. Clique OK para continuar.

6. Apos clique em finalizar declaração

7. Confira o resumo. Para transmitir a Declaração Retificadora, clique em Confirmar envio da declaração. Para efetuar novas modificações ou
enviar em outro momento, clique em Não enviar a declaração.

8. Após a transmissão, imprima o Recibo de Entrega da Declaração Retificadora.

recibo declaração retificadora

Depois deste passo a passo de Como Fazer a Retificação Online do IRPF, poderá ter sua declaração corrigida e poder receber sua restituição sem problemas e sem pagar a multa.

Como Fazer a Retificação Online do IRPF
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply