Como declarar Imposto de Renda sozinho

Imposto de renda sozinho – Todo ano é necessário declarar o Imposto de Renda. Nele, você vai especificar todos os seus gastos do ano anterior e seus recebimentos. É muito importante fazer essa declaração, pois se não a fizer, estiver errada ou tenham sonegações, você pode pagar uma multa.

Veja também:

Imposto de Renda

Basicamente, é um pagamento que você faz ao governo de parte do dinheiro que você ganhou durante o ano. Esse valor pode chegar em torno de 27,5% da sua renda, dependendo do valor que você recebe. Pode se dizer que é também um ajuste entre o que você recebeu e o que você gastou durante o ano anterior.

Essa declaração precisa ser feita anualmente por todos os brasileiros que possuem CPF e alguma renda.

Quem precisa fazer imposto de renda?

Se você recebeu mais de 28 mil reais (em torno) de renda tributável no ano anterior, teve ganho financeiro de mais de 40 mil reais não tributáveis ou possui bens que somados ultrapassem 300 mil reais, você vai precisar declarar.

Além disso, se você realizou a venda de uma casa e comprou outra em seguida (até 180 dias), e não recolheu qualquer imposto de renda sobre essa operação, também irá precisar declarar. Qualquer pessoa que obteve ganhos com vendas de imóveis precisa fazer a declaração.

Dicas para declarar o Imposto de renda sozinho

Como você vai precisar comprovar todos os gastos que teve durante o ano, é importante guardar documentos que mostrem isso, como de despesas com educação ou médicas, por exemplo.

Não esqueça de anotar todas as suas fontes de renda: seu trabalho fixo, se vendeu algum imóvel, alugou alguma sala, etc. É legal você solicitar também nos bancos que tem conta o extrato do Imposto de Renda.

Imposto de renda sozinho

É importante lembrar que se você possui dependentes, coloque também os dados e documentos de rendimentos ou despesas com os mesmos.

Posso fazer o imposto de renda sozinho?

É uma grande responsabilidade fazer sua própria declaração, mas existem alguns recursos que podem ajudar você. O primeiro são as dicas descritas acima, e depois, para fazer o cálculo correto, você pode usar a nossa calculadora para ajudar nesse processo. Conseguindo fazer a declaração com eficiência, você economiza um bom dinheiro com um contador. Acesse o link para calcular aqui no nosso site mesmo.

Imposto de renda online

Existe um sistema disponibilizado no site da Receita Federal onde você pode preencher os dados tranquilamente. Essa ferramenta é essencial na hora da sua declaração.

Para fazer a declaração, você vai precisar do nome da empresa que trabalha, valores de despesas médicas e educacionais, nome e dados de todos os dependentes, nota do estado que você mora e atestado de compra e venda de bens.

Para começar, separe todos os documentos e quando iniciar o mês de março você já pode entrar no site da Receita Federal para fazer o download do programa e colocar suas informações.

O download é rápido e fácil, e preencher os dados também. No início você vai aprendendo mas com o passar dos anos vai ficar bem mais tranquilo.

O programa também possui um link para Perguntas Frequentes caso surja alguma dúvida.

Fique atento as datas limite para envio da Declaração de Imposto de Renda. Se você não entregar no prazo, pode ter vários problemas. Por isso, evite as complicações e siga nossas orientações para fazer o seu. Lembre-se também de usar a nossa calculadora, com certeza vai ajudar você a especificar seus gastos com eficiência.

Como declarar Imposto de Renda sozinho
Gostou? Deixe seu voto.

Leave a Reply