Como dar entrada no seguro desemprego

O seguro desemprego é um dos benefícios mais utilizados pelos trabalhadores que recém foram demitidos sem justa causa. Ele é capaz de assegurar durante alguns meses o sustento de uma família e permite que o trabalhador tenha mais tempo para procurar um novo emprego. Vamos ver abaixo dicas importantes para você descobrir como dar entrada no seguro desemprego.

Dar entrada no seguro desemprego

Se você perder o prazo para dar entrada no seguro desemprego, não vai conseguir obter o benefício. Por isso, o prazo é o primeiro item que você precisa dar atenção. Trabalhadores formais podem solicitar o seguro a partir do sétimo dia da demissão e até 120 dias depois. Agora, os trabalhadores em atividades domésticas têm o prazo de 7 a 90 dias contabilizados a partir da data da dispensa.

Dar entrada no seguro desemprego

Documentos necessário para a solicitação

Existem alguns documentos que são necessários na hora de solicitar o seguro, separe-os com antecedência para evitar problemas durante o agendamento.

São eles: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de matrícula no PIS/PASEP ou o cartão cidadão, 3 últimos contracheques dos meses anteriores a demissão, duas vias do Requerimento do seguro desemprego, Termo de rescisão de contrato de trabalho e Documento de levantamento do FGTS ou extratos dos depósitos.

Veja mais:

  • Seguro desemprego empregada doméstica: como funciona?

Solicitando seguro desemprego

Depois de conferir o prazo e separar todos os documentos, você já pode dar a entrada no seguro. O governo passou a realizar agendamentos como esse pela internet, por isso, ao invés de ir ao Ministério do Trabalho, você agenda seu horário pela internet. Assim, é bem melhor do que ficar pegando filas e filas apenas para marcar um horário.

Para realizar o agendamento, você precisa entrar no site do Ministério do Trabalho e Emprego e clicar na aba Serviços do Ministério do Trabalho e em seguida, clicar em Atendimento Agendado. Assim, irá abrir uma outra página onde você vai colocar informações do local onde você mora e documentos pessoais. Ao término do agendamento, você vai receber a data e o horário para comparecer ao local indicado.

Quem pode pedir o seguro desemprego?

Todo trabalhador formal ou doméstico que foi demitido sem justa causa pode fazer a solicitação do seguro desemprego. Além disso, é necessário, se for a primeira vez, ter trabalhado pelo menos 12 meses dos últimos 18 meses.

É necessário que já esteja desempregado no momento da solicitação e não pode estar recebendo benefícios da previdência (somente por morte ou acidentes), não pode ter renda suficiente par sustentar a família ou possuir um CNPJ.

Qual o valor do seguro?

O valor do benefício vai depender do tempo trabalhado e do salário que você recebia nos últimos três meses da demissão. Normalmente, é feita uma regra de três com os três últimos valores recebidos para obter o valor exato do benefício.

Se você já está desempregado e foi demitido sem justa causa, comece a separar os documentos e fazer os preparativos para solicitar o seu seguro desemprego. Não esqueça de dar entrada nesse benefício tão importante para dar mais segurança a você enquanto procura um novo emprego.

Como dar entrada no seguro desemprego
Gostou? Deixe seu voto.

Leave a Reply