Como consultar restituição do imposto de renda – IRPF

Como consultar restituição do imposto de renda – IRPF

Todos os anos, os trabalhadores brasileiros devem fazer a declaração do imposto de renda, normalmente tendo até o final do mês de abril como prazo máximo para isso. Esse imposto nada mais é do que um tributo que deve ser pago ao governo federal, um valor que é descontado do trabalhador anualmente, desde que ele tenha um faturamento superior ao que é determinado pelo governo.

Em nosso país, a Receita Federal é o órgão responsável pelos impostos das pessoas físicas e jurídicas, por isso, no site dessa instituição é possível encontrar todas as informações necessárias declarar corretamente seu imposto de renda. Também é função da Receita verificar se todas as informações declaradas são verdadeiras e regulares.

Outro conceito igualmente importante é a restituição do imposto de renda, ou seja, depois que o contribuinte declara seu imposto, é realizado um cálculo para verificar se ele pagou mais do que deveria e, nesse caso, tem o direito de receber a diferença. Trata-se de equilibrar o rendimento do trabalhador com as despesas essenciais que ele teve, com saúde e educação, por exemplo.

Resumidamente, durante todo o ano é descontado do trabalhador um valor referente aos tributos que devem ser pagos ao governo. Quando chega o momento de declarar o imposto de renda, o contribuinte informará quem são seus dependentes e quais suas despesas. A partir disso, a Receita Federal fará um cálculo para constatar se o trabalhador pagou mais do que deveria, tendo o direito de receber essa diferença.

Como consultar restituição do imposto de renda – IRPF

Para consultar a restituição do imposto de renda, basta acessar o site do órgão responsável, ou seja, da Receita Federal no seguinte link: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atrjo/consrest/atual.app/paginas/index.asp.

Aqui você pode calcular imposto de renda gratuitamente. Você informará apenas o seu CPF e terá acesso à informação que deseja – no caso, a restituição do seu imposto de renda, algo que costuma ser muito aguardado pelos cidadãos brasileiros.

Lembre-se de que, quando for declarar o seu imposto de renda, é de extrema importância utilizar apenas informações corretas e claras, pois tudo o que for exposto será fiscalizado pela Receita. Se houver alguma irregularidade, você poderá ter que desembolsar um valor ainda maior. Todo cuidado é necessário.

Como consultar restituição do imposto de renda – IRPF
2.7 (53.33%) 9 votes

One Response

  1. benedito lima dos santos

Leave a Reply