Como consultar PIS pela internet

Consultar PIS pela internet é a maneira mais fácil e prática de saber quando vai receber o pagamento do PIS.

PIS é a sigla que corresponde ao Programa de Integração Social, consistindo em um benefício do governo federal para os trabalhadores de empresas privadas, criado na década de 70, pela Lei Complementar 07/70. Um dos objetivos do PIS é fazer com que o colaborador possa se sentir parte importante do cotidiano e do crescimento da instituição em que trabalha e garantir que haja uma melhor distribuição de renda. Ou seja, o PIS é um benefício trabalhista que protege os profissionais.

Quem tem direito ao PIS

No ato da contratação, caberá ao empregador do setor privado realizar o cadastro do seu novo colaborador no PIS, se ele ainda não o tiver (se o contratado já tiver trabalhado em outra empresa e for credenciado no PIS, isso não será necessário). Desse modo, para que fique claro, os trabalhadores contratados por empresas privadas, dentro da Consolidação das Leis do Trabalho, terão direito ao PIS.

O cadastramento é feito por meio do preenchimento de um documento, depois disso, o trabalhador terá acesso ao número do seu PIS, com o qual terá acesso aos benefícios que lhe são concedidos por lei, como o seguro-desemprego e o FGTS, por exemplo.

Para ter direito ao PIS, o trabalhador deve preencher os seguintes requisitos:

  • Ter no minimo 5 anos de cadastro no PIS/PASEP;
  • Ter trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base, em empresa que contribuiu com o fundo PIS/PASEP (empresa com CNPJ);
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal;
  • Ter suas informações relacionadas na RAIS enviada pela empresa ao Ministério do trabalho.

>> Calendário do PIS 2017

Como consultar PIS pela internet

consultar PIS pela internet

Para ter ainda mais praticidade, você pode consultar o valor do seu PIS diretamente pela internet, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal (instituição que administra o benefício) pelo link: https://sisgr.caixa.gov.br/portal/internet.do?segmento=CIDADAO, informar o número do PIS e a senha. Se for seu primeiro acesso, é só clicar na opção “cadastrar senha” e escolher uma sequência que apenas você utilizará.

>> Como descobrir o número do PIS pela internet

Como e onde sacar o PIS

Para sacar o saldo do PIS referente ao ano em questão, é necessário procurar a Caixa Econômica Federal dentro da data determinada com o número do PIS e a sua documentação de identificação. Se a empresa em que você trabalha for conveniada com a Caixa, você poderá receber diretamente pela folha de pagamento, caso contrário, procure uma agência.

Como consultar PIS pela internet
4.3 (85%) 8 votes

Comments (25)

  1. vanderson da rocha
  2. orisvaldo Rodrigues da cruz
    • Med Madson
      • daniélli aparecida martins
      • Bruna Gregorio
  3. joao paulo
    • Med Madson
  4. rosilei aparecida mazzaro
    • Med Madson
  5. Aluisio Andre Monteiro
    • Med Madson
  6. Paula
  7. jose antonio
  8. Cinthya
  9. Jéssica
  10. MARIA KELLY SANTOS
  11. renan
    • Redação
  12. Wildejan
  13. Bruna Gregorio

Leave a Reply