Como calcular ROI? Descubra como fazer e otimizar os resultados

Antigamente, todos os cálculos que mediam a eficiência de uma campanha publicitária ou ação de marketing eram baseados no achismo, sem um cálculo concreto. Mas, com a evolução do marketing e principalmente do comportamento dos consumidores, isso felizmente mudou, e existem ferramentas como o ROI que ajuda a atestar a eficiência de ações de uma marca perante seu público. Confira dicas de como calcular ROI e mude o cenário dos seus investimentos.

Veja também:

O que é ROI?

Para começar, precisamos entender o que significa a sigla ROI: Retorno sobre Investimento. Ou seja, o ROI ajuda a entender quais foram seus lucros e gastos em determinada ação, campanha ou ferramenta e por isso, contribui na hora de escolher onde você vai investir, maximizando e potencializando resultados.

Vantagens de obter o ROI

Para evitar que o marketing seja considerado um gasto, o ROI é um ótimo aliado. Através dele, é possível mostrar os resultados de cada mídia especificamente, mostrando ao cliente/empresa porque as estratégias que você está utilizando são eficientes para aquele segmento.

Ele ajuda a identificar o melhor investimento para o momento em um negócio. Além disso, possibilita analisar os lucros e prejuízos em uma aplicação e se os resultados foram satisfatórios.

Na hora de escolher a mídia que vai investir, é bem importante já ter em mãos o ROI de cada uma. Assim, você sabe qual rende mais, qual rende menos e pode definir a melhor opção para a empresa, baseado em dados, não em achismos.

Como calcular ROI

 

Como calcular ROI

O ROI é uma fórmula simples de ser calculado, principalmente por todas as vantagens que traz. Depois de alguns cálculos de prática qualquer um consegue fazer rapidinho. Para fazer o cálculo existe uma forma, veja abaixo:

ROI = Retorno do Investimento – Custo do Investimento / Custo do investimento.

Ou seja, você vai diminuir o custo do investimento pelo retorno e dividir novamente pelo custo. Se você deseja obter o resultado em porcentagem é só multiplicar por 100 o resultado final.

Vejamos um exemplo: Você investiu R$ 1.000,00 em uma campanha virtual, e teve um retorno de R$ 1.750,00.

ROI = 1750 – 1000 / 1000

ROI = 750/1000

ROI = 0,75 x 100 (para obter porcentagem)

ROI = 75%

Nesse caso, o retorno foi de 0,75 vezes o investimento inicial, ou 75% de retorno.

Como otimizar o ROI

Para gerar mais lucro para sua empresa e automaticamente otimizar o ROI, você precisa oferecer conteúdo de qualidade e que seja de interesse do seu público-alvo. Nós sabemos que hoje ninguém tem ou perde tempo com coisas que não se interessa. Por isso, foque em conteúdos eficientes para os clientes do segmento.

Não esqueça de mensurar os resultados regularmente, podendo analisar suas ações e se necessário adaptá-las ou mostrar aos superiores os lucros que estão rendendo.

Além disso, através do ROI é possível perceber que tipo de ações ou que mídias não trouxeram retorno, assim, você aprende com os erros e troca a estratégia, sem precisar perder muito tempo como materiais de publicidade off-line.

Se você é um profissional de marketing ou publicidade não deixe de aprender a Como calcular ROI e apresentar aos seus clientes todos os resultados positivos que vocês estão obtendo juntos. Por fim, não esqueça de mudar a forma de chegar até o consumidor caso o ROI não esteja aumentando seus índices.

Como calcular ROI? Descubra como fazer e otimizar os resultados
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply