Como calcular Período Fértil

Aprender a calcular período fértil é muito importante para todas as mulheres, mesmo as que não queiram engravidar.

Uma das primeiras dúvidas que surgem na cabeça de quem está tentando engravidar é qual o melhor momento do ciclo para a concepção. É muito importante que a futura mamãe conheça os sinais do seu corpo e o seu ciclo menstrual.

Como calcular período fértil

calcular período fértil

Para calcular o período fértil, comece anotando o primeiro dia de cada menstruação, após no mínimo três ciclos menstruais você poderá saber se seu ciclo é regular ou não.

Os ciclos regulares tem duração de 28 dias, para saber basta contar do primeiro dia da menstruação até o dia anterior a próxima menstruação. Nos ciclos regulares a ovulação ocorre no 14º dia contando a partir primeiro dia da sua menstruação.  Assim, é considerado período fértil, fase em que a mulher tem mais chances de engravidar, três dias antes e três dias após a ovulação, ou seja, do 11º ao 17º dia do seu ciclo.

Se você conseguiu engravidar, saiba como calcular a gravidez:

Calcular período fértil ciclo irregular

Para mulheres com ciclos irregulares o cálculo é um pouco diferente. É preciso que você pegue o ciclo menstrual mais curto e diminua 18 dias, e do ciclo menstrual mais longo subtraia 11 dias. Com isso seu ciclo seria do resultado da primeira conta até o da segunda.

Vamos supor que o ciclo mais curto seja 25 dias e o mais longo 34, então 25-18=7 e 34-11=23, nesse caso o período fértil seria do 7º ao 23º dia do ciclo.

É importante lembrar que esse método não é recomendado para quando se quer evitar uma gravidez, pois existem mulheres que engravidam em qualquer momento do ciclo. Além de que, um espermatozoide pode sobreviver de 5 a 7 dias no interior da mulher, enquanto um óvulo apenas de 12 a 24 horas. Portanto, mesmo que a mulher não tenha relação no dia da ovulação é possível ocorrer uma gravidez por causa do tempo de sobrevivência dos espermatozoides. Por isso que é aconselhável que se tente engravidar, durante o período fértil, um dia sim e outro não.

Outra dica importante é ficar atenta aos sinais do seu corpo. Existem sintomas do período fértil feminino que são comuns em muitas mulheres, como por exemplo, dores abdominais, parecida com cólica menstrual, ou pontadas em um dos ovários, por isso que tem mulheres que sabem por qual ovário ovulou no ciclo em que engravidou. Nesse período também é comum notar a presença de um muco vaginal, que lembra clara de ovo, transparente e sem cor.

Como calcular Período Fértil
3 (60%) 6 votes

Leave a Reply