Como Calcular o Perímetro: Polígono e Circunferência

Como calcular o perímetro – O perímetro é uma medida comum e normalmente citada no dia a dia. Basicamente, trata-se do contorno de um objeto, que obrigatoriamente deve ser analisado em duas dimensões. É possível calcular o perímetro de algumas forma diferentes, principalmente analisando o estilo do objeto analisado, que pode ser um polígono, uma circunferência ou ainda ter uma forma qualquer.

Como calcular o perímetro?

Para saber como calcular o perímetro, não são necessários conhecimentos avançados de matemática. Consultando alguns valores, que estarão disponíveis logo abaixo, é possível fazer o cálculo tranquilamente.

Para esses cálculos, é importante saber o valor de pi (π), que é de 3,14. Para cálculos mais complexos, podem ser utilizados valores mais precisos de pi, como por exemplo o das calculadores científicas, que com 8 dígitos, apresentam pi como 3,1415926.

Você provavelmente já ouviu o trocadilho 2piR (dois pi raio) e ele realmente é derivado de um cálculo, utilizado para as circunferências.

como calcular o perimetro

Perímetro de polígono

Para calcular o perímetro de um polígono, primeiramente é importante conhecer o valor de cada lado dessa forma. Se você for analisar um triângulo, deverá saber quando medem cada um dos lados. Para um quadrado ou losango, a fórmula é a mesma. Um campo de futebol com 110m x 65m, terá valor do perímetro de: 2.110 + 2.65 ou 110 + 110 + 65 + 65. É simples, basta somar os lados.

Perímetro de circunferência

Aqui é que entra o já citado pi (π). A fórmula para calcular o perímetro de uma circunferência é de P = 2πR. Se você já tem o valor do raio, fica muito fácil, bastando substituir ele na fórmula e fazer 2×3,14xR.

Perímetro forma aleatória

Se você tem uma forma aleatória composta por retas, pode facilmente fazer o cálculo através de segmentação. Some o valor de cada reta e obtenha o perímetro total. Um exercício para isso, seria fazer o contorno do objeto ou área com um fio de barbante. Depois disso, é só medir o fio.

Outra forma, seria utilizar um mesmo pedaço de barbante para medir todas as retas e depois fazer a soma. Uma solução caseira que pode ser muito efetiva neste cálculo.

Estude também:

 

Calcular área

Perímetro é diferente de área. Para fazer o cálculo da área, é preciso seguir algumas fórmulas, como:

Área de um quadrado: L² – L x L (L = lado)
Área de um triângulo: Base x altura / 2
Área de um retângulo: Base x altura
Área de um losango: Diagonal maior x diagonal menor / 2
Área de um trapézio: Altura (base maior + base menor) / 2

Com as fórmulas listadas, é possível fazer cálculos precisos das áreas e perímetros de diferentes formas. Com isso, você consegue ter valores precisos de medições, desde locais amplos, como campos de futebol, até pequenos objetos. São todos cálculos simples de serem feitos e inclusive podem tranquilamente serem resolvidos a mão.

Como Calcular o Perímetro: Polígono e Circunferência
4.7 (93.33%) 3 votes



Leave a Reply

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações .
Entendi
Privacy settings ×