Como calcular o patrimônio líquido: Ativo e Passivo

Seu patrimônio líquido pode ser uma ferramenta extremamente útil para medir seu status econômico e o progresso financeiro geral de ano para ano.

Este assunto é de muita relevância para muitos, quem não quer saber qual seu patrimônio liquido, o que é patrimônio liquido. Vamos aqui falar desde o calculo do PL até dicas de como aumentar seu patrimônio, com conceito de ativo e apassivo.

O que é patrimônio liquido

Seu patrimônio líquido é essencialmente um total de todos os seus ativos menos suas responsabilidades.

Em outras palavras, seu PL é o valor que você obtém ao somar tudo o que possui do valor de sua casa ao dinheiro em sua conta bancária e subtrair desse valor todos os seus débitos que podem incluir uma hipoteca, empréstimos de carro, ou mesmo saldos de cartão de crédito.

E hoje vamos aprender como calcular o seu PL, vamos começar:

Leia também:

A teoria por trás do cálculo do patrimônio líquido

Teoricamente, seu patrimônio líquido é o valor em dinheiro que você teria se vendesse tudo o que possuía e pagasse todas as suas dívidas. Em alguns casos, esse número é realmente negativo, o que indica que você possui mais passivos do que ativos.

Embora essa não seja uma situação ideal, é muito comum as pessoas recém saírem da faculdade ou começarem suas carreiras. Nesse caso, seu PL é também uma medida de quanta dívida você ainda tem se você esvaziasse suas contas bancárias e vendesse tudo o que tinha para pagar suas dívidas.

Embora nenhum dos dois seja um cenário realista, o que seu patrimônio líquido mede é mais importante do que as suposições (geralmente irreais) feitas para chegar a esse número.

Na verdade, quando se trata de sua saúde financeira, por assim dizer, não existe um número de patrimônio líquido onipresente pelo qual você deve estar se esforçando. Mas você deve usar seu patrimônio líquido para acompanhar seu progresso de ano para ano e esperamos vê-lo melhorar e crescer.

Como calcular seu Patrimônio Líquido

Calcular seu PL pode ser um processo simples, mas requer que você reúna todas as informações que envolvem seus ativos e passivos atuais. A maioria dos planejadores financeiros recomenda que seus clientes mantenham uma pasta segura com informações sobre todos os ativos e passivos financeiros a serem atualizados pelo menos uma vez por ano.

Reunir e organizar essas informações pode ser um pouco complicado no começo, mas garante que você (e qualquer pessoa que precise disso, como seu cônjuge ou consultor financeiro) tenha acesso às informações quando necessário.

Embora essa pasta possa ser transformada em muito mais, calcular seu patrimônio líquido requer apenas informações financeiras básicas sobre as coisas que você possui e a dívida que você tem. Veja como começar:

patrimônio líquido

Calcule seus ativos

Comece listando seus maiores ativos. Para a maioria das pessoas, isso pode incluir o valor de sua casa, quaisquer propriedades imobiliárias ou veículos como carros pessoais, motos ou barcos.

No caso do proprietário de uma empresa, essa lista também incluiria o valor de seus negócios, que tem seu próprio cálculo mais complicado. Certifique-se de usar estimativas precisas de valores de mercado em dólares correntes.

Em seguida, você vai querer reunir suas últimas declarações para seus ativos mais líquidos . Esses ativos incluem contas correntes e de poupança, dinheiro, ou outros investimentos, como contas de corretagem ou contas de aposentadoria.

Finalmente, considere listar outros itens pessoais que possam ser valiosos. Estes podem incluir jóias valiosas, coleções de moedas, instrumentos musicais, etc.

Agora, pegue todos os recursos listados nas três primeiras etapas e adicione-os. Esse número representa seu total de ativos.

Calcular seu passivo

Mais uma vez, comece com os principais passivos pendentes. Como o saldo da sua hipoteca ou financiamento de carro, empréstimos bancários. Listar esses empréstimos e seus saldos mais atuais.

Em seguida, liste todas as suas responsabilidades pessoais, como qualquer saldo em seus cartões de crédito, empréstimos estudantis ou qualquer outra dívida que você possa ter.

Agora, some os saldos em todas as obrigações listadas acima. Este número representa seu total de responsabilidades.

Calcular seu patrimônio líquido

Para calcular o seu PL, basta subtrair o passivo total do total de ativos. Para este exercício, não importa quão grande ou pequeno seja o número. Não importa, necessariamente, se o número é negativo. Seu PL é apenas um ponto de partida para ter algo para comparar no futuro.

Repita este processo uma vez por ano e compare com o número do ano anterior. Ao comparar os dois, você pode determinar se está progredindo ou se está atrasado em suas metas.

Mais dicas de patrimônio líquido:

Seja conservador com estimativas, especialmente com valores de casa e veículo. Inflar o valor de grandes ativos pode parecer bom no papel, mas pode não pintar uma imagem precisa do seu patrimônio líquido.

AUMENTE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O patrimônio líquido é a diferença entre o valor do que você possui: a sua casa, os fundos de aposentadoria, as contas de investimento, o saldo da conta corrente, etc. – menos os passivos como hipoteca, dívida de cartão de crédito e assim por diante.

PL é um número importante para mantê-lo em mente, pois pode ajudá-lo a determinar o quanto sua dívida pode afetar sua riqueza futura. Bem como destacar as áreas em que você deve se concentrar antes da aposentadoria.

Calcular seu PL é tão simples quanto sua definição. Dê uma olhada em tudo o que você possui, incluindo ativos que farão parte de seu plano de aposentadoria. Faça uma lista separada de seus saldos e dívidas pendentes e subtraia esse valor da soma de tudo que você possui. O que resta é o seu patrimônio líquido.

Sente-se e reserve alguns minutos para calcular o número. Você está agradavelmente surpreso com o número ou você esperava que seu patrimônio líquido fosse maior? Se assim for, não tenha medo! Existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar seu PL, a partir de hoje. Confira:

1- Revise seus passivos

Dê uma olhada detalhada em suas responsabilidades. Este deve ser um número fácil de descobrir, pois é simplesmente quanto você deve dívida a cada mês e de que forma, como sua hipoteca, dívida de cartão de crédito e pagamento de empréstimo.

Existem responsabilidades que você pode eliminar ou reduzir? Reduzir sua dívida é um grande passo para ajudar o aumento do seu patrimônio líquido!

2- Revise seus ativos

Você pode não saber exatamente quanto valem todos os seus ativos. Ou como esse valor vai mudar, mas você pode obter uma estimativa geral. Tente não deixar nenhum ativo fora. Lembre-se, aqui estão suas principais classes de ativos:

  • Residência primária: quanto mais equidade você tiver em sua casa, maior será seu patrimônio líquido.
  • Investimentos: ações, títulos, fundos mútuos e planos de aposentadoria com impostos diferidos. Apenas lembre-se de adicionar os impostos sobre esses ativos aos seus passivos.
  • Colecionáveis: arte e antiguidades – o mercado para esses itens irá flutuar, mas você sempre pode ter um avaliador para ajudá-lo.

3- Despesas de compensação

Quanto menos dinheiro você gasta, mais você está acumulando no PL. Veja suas despesas atuais e veja se há lugares que você pode reduzir. Lembre-se, até mesmo alguns reais aqui e ali podem resultar em muito dinheiro ao longo de um ano ou mais!

Como calcular o patrimônio líquido: Ativo e Passivo
Gostou? Deixe seu voto.



Leave a Reply

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações .
Entendi
Privacy settings ×