Como Calcular Imposto de Renda 2019

Como calcular imposto de renda 2019 com valores atualizados. Antes de aprender como calcular imposto de renda retido na fonte é bom saber um pouco sobre o que é o imposto de renda. Este é um imposto que existe em vários países, como o próprio nome já diz, ele incide sobre a renda do contribuinte, seja pessoa física ou jurídica.

Anualmente todos que recebem até determinado valor é obrigado a deduzir certa porcentagem de sua renda média anual para o governo federal.

Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF é um imposto federal brasileiro que incide sobre a todas as pessoas que tenham obtido um ganho acima de um determinado valor mínimo. Anualmente este contribuinte é obrigado a prestar informações pela Declaração de Ajuste Anual – DIRPF, para apurar possíveis débitos ou créditos (restituição de imposto).

É pago pelas pessoas físicas, sendo calculado com base em sua renda. A alíquota é variável e proporcional à renda tributável (alíquota progressiva). Contribuintes com renda até determinado valor são considerados isentos. (Wikipédia)

Mas além de declarar o imposto de renda anualmente, o contribuinte tem descontado todo mês em folha de pagamento uma porcentagem equivalente a sua renda, isto se a renda não estiver isenta, conforme tabela estabelecida pela Receita Federal de quem é obrigado ou não a pagar imposto de renda. Neste caso o imposto de renda é retido na fonte.

É o calculo que vamos explicar aqui.

Como calcular Imposto de Renda Retido na Fonte

Para fazer o cálculo exato, coloque nos campos abaixo o salário bruto e o número de dependente, caso não tenha, coloque um zero (0).

O cálculo do imposto de renda é feito levando em consideração o salário bruto multiplicado pela alíquota do INSS menos o valor de dedução por dependente multiplicado pela alíquota do IR menos a parcela a deduzir do IR.

Uma fórmula igual a esta [(Salário Bruto – Dependentes – INSS) • Alíquota – Dedução] = IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

Abaixo veja a tabela usada para o calculo mensal do Imposto de Renda 2019.

Tabela Alíquota Imposto de Renda

Tabela IRRF 2016

Vale lembrar que nosso calculo é meramente explicativo, simples não leva em consideração outros direitos do trabalhador.

Dedução por Dependentes

A dedução por dependente no imposto de renda retido na fonte é de R$ 189,59

Podem ser dependentes, para efeito do imposto sobre a renda:

  1. companheiro (a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge;
  2.  filho (a) ou enteado (a), até 21 anos de idade, ou, em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
  3. filho (a) ou enteado (a), se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, até 24 anos de idade;
  4. irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
  5.  irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos;
  6. menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial;
  7. pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador.
  8. Nenhum dos dependentes pode ser declarante do imposto de renda

Que a internet tem proporcionado uma facilidade enorme no nosso dia a dia, isso não é de se negar. Assim como é possível calcular o imposto de renda é possível também realizar outras funções como calcular porcentagem online por exemplo e ficar sabendo na hora o valor em reais de uma certa porcentagem.

Informe de Rendimento

Para fazer a declaração anual e calcular imposto de renda vai precisar do informe de rendimento, onde consta todas as movimentações bancárias ligadas ao seu CPF, quem é responsável na maioria das vezes por este informe é o banco no qual tem a conta mas também pode fazer a consultar e buscar o seu em empresas que prestou serviço e reteve seu rendimento, ela tem a obrigação de dar este documento.

Agora também é possível pegar o seu informe na internet. Não deixe de saber como calcular imposto de renda. Se achou o artigo útil, compartilhe. 2019 está chegando, então comece a preparar seus documentos, não deixe para a ultima hora.

Como Calcular Imposto de Renda 2019
3.7 (74.1%) 61 votes

Comments (64)

  1. Luiz Claudio
  2. Edimara Aparecida Cipriano
    • Admin
      • JO SOARES
        • Med Madson
          • Adelino Pessoa
      • João Batista Pina
      • Daniel da Costa e faria
  3. JUCELEI Marques Ferreira
  4. Gustavo
    • Med Madson
  5. Alexandre
  6. Aurea xavier
  7. lucio da silva
    • Admin
      • alysson
  8. Nivaldo Mendes da Cunha
  9. camila
  10. Neide Mônica Gonçalves Lima
  11. Jairo
  12. Tamara
  13. Marta
  14. sidnei ribeiro
  15. APARECIDA
  16. Marcia
  17. Paula
  18. IVAN
    • Med Madson
  19. EMILIO
    • Marcos Antônio Fook Shiam
      • Sirlei
  20. Antônio Carlos
    • Marcos Antônio Fook Shiam
  21. Marcelo Elias da Silva
  22. jamerson cristo
  23. Elidiane
    • Med Madson
  24. Vinicius
  25. Fabio
  26. Paulo Roberto Armond
  27. Altair Moraes
  28. Andre
  29. Nelson
  30. keylanderson
  31. João Marques
  32. jeovane batista
  33. Flávio Augusto de Castro Francisco
    • Contadora
  34. Marcelo de Figueiredo Ramos
    • Contadora
  35. Fúlvio Cavalcanti
  36. Amanda Caetano
  37. Tamiris
  38. carlos silva
  39. Leonardo
  40. Edson
    • Redação
  41. Adriano

Leave a Reply