Como calcular a conversão alimentar de animais?

Calcular a conversão alimentar de animais – O agronegócio é um dos grandes segmentos econômicos brasileiros. A criação de animais, destaca-se em diversas áreas, indo desde a bovinocultura até a piscicultura, além de muitos outros nichos alternativos. Para a escolha de raças de animais e uma projeção precisa do investimento e lucro, é necessário saber calcular a conversão alimentar de animais.

Neste post, vamos explicar como fazer isso de forma simplificada. É importante que você entenda que os valores vão mudar entre as espécies e raças. Portanto, é necessário pesquisar especificamente com qual animal você está trabalhando.

Como calcular a conversão alimentar de animais?

Para fazer esse cálculo, você deve utilizar dados prontos sobre as taxas de conversão. Na verdade, você mesmo pode obter estes dados, porém perderia muito tempo enquanto já poderia estar aplicando as melhores técnicas. Basicamente, o que é avaliado para a conversão alimentar de animais:

Quanto de comida é investido e quanto de peso esse animal ganha.

Para chegar nestes valores, especialistas fazem cálculos diários e uma alimentação controlada. Podemos usar como exemplo um animal que a cada 1kg de ração consumida, ganha 500g de peso. Essa seria uma conversão alimentar razoável, porém abaixo do que é possível alcançar.

É importante salientar que a conversão alimentar é um cálculo muito relativo. Fatores como a qualidade da alimentação, ambiente de confinamento e condições climáticas podem influenciar diretamente nos níveis de conversão alimentar.

conversao alimentar de animais

Bovinos da raça nelore se alimentando.

Para potencializar a conversão, é preciso utilizar tabelas específicas que informam qual a quantidade de nutrientes necessários em cada tipo de alimentação. Animais em confinamento intensivo costumam apresentar maior taxa de conversão, tendo em vista que pouco se movimentam e recebem alimentação de alto valor nutritivo.

Já animais em confinamento extensivo, aqueles que ficam soltos em uma fração de terra, acabam consumindo alguns alimentos da própria terra, como o pasto, além da suplementação em ração.

Ambos os métodos podem ser tranquilamente aplicados, sendo que o que vai garantir a efetividade é a relação custo x benefícios. Você pode fazer testes em confinamentos intensivos, semi-intensivos e no extensivo. É importante realizar muitos destes e com um número razoável de animais para determinar quais são as melhores táticas.

Conheça outros conversores:

Fatores da conversão alimentar de animais

É muito importante ficar atento a alguns fatores específicos, principalmente quando a conversão alimentar dos animais está abaixo do esperado. Assim como os humanos, os animais também tem a fase de crescimento e vão ter mudanças destes níveis conforme sua idade.

Em tabelas específicas, produzidas por órgãos como a Embrapa, é possível obter detalhes da conversão, por idade, dos animais. Modelos de alimentação também estão disponíveis na internet. Procure misturar diferentes tipos de alimentos, que ao final garantam uma melhor nutrição do animal e uma boa conversão alimentar.

Em caso de grandes propriedades, para uma avaliação efetiva, quando todos os animais seguem o mesmo regime alimentar, é importante fazer amostragens. Obviamente, você dificilmente conseguirá pesar todos os animais em um curto período.

Peça para a equipe fazer avaliações individuais de animais que visualmente apresentem estado abaixo do esperado. Nos demais animais, uma amostragem de 5 a 10% é mais do que precisa para determinar as taxas de conversão alimentar.

Como calcular a conversão alimentar de animais?
4 (80%) 1 vote[s]


Leave a Reply