Como calcular calorias de formas simples

Tudo o que consumimos se transforma em calorias. Entender o conceito de calorias é essencial para quem deseja fazer algum tipo de dieta, seja ela para aumentar ou diminuir de peso. Embora muitas pessoas pensem que seja uma tarefa complicada, é possível calcular as calorias dos alimentos de forma simples.

Neste artigo, além de entender o conceito de calorias, você descobrirá como calcular as calorias dos alimentos, como saber o número de calorias que precisa consumir diariamente, além de conhecer a lista dos alimentos mais calóricos a serem evitados na sua alimentação.

O que é caloria?

Quando estamos em busca de alguma dieta para perder peso ou até mesmo para ganhar alguns quilos, nossa primeira preocupação é o controle de calorias. É importante sim saber o quanto consumimos diariamente, mas você sabe o que são as calorias?

As calorias, como o nome indica, está relacionado a um fenômenos ligado à troca de calor. Esta medida não está relacionada apenas aos alimentos, mas como este é o nosso assunto, vamos entender o conceito de calorias nos alimentos.

As calorias de um alimento são a quantidade de calor que eles fornecem para o nosso organismo após serem digeridos. Em outras palavras, calorias são a quantidade de energia que um alimento pode nos fornecer.

calcular calorias

O que é gasto calórico

O gasto calórico é a quantidade de energia que nosso corpo gasta durante uma atividade física, embora, nosso corpo gaste energia até mesmo quando estamos dormindo ou respirando. A isso, damos o nome de gasto calórico basal.

O gasto calórico diário está diretamente relacionado à perda de peso, uma vez que emagrecemos quando gastamos mais calorias do que ingerimos.

Agora que você já sabe o conceito de gasto calórico, descobriu a fórmula para perder peso: comendo menos ou gastando mais calorias por meio de exercícios.

Como calcular calorias diárias

Se você está em busca de perder peso, deve fazer o controle das calorias adquiridas e também das calorias gastas. Isso pode ser feito através de um monitoramento de tudo que é consumido. É trabalhoso, mas funciona.

A quantidade de calorias a ser consumida vai depender de seu objetivo:

  • Caso você queira emagrecer, basta multiplicar o seu peso por 20 ou 25;
  • Aquelas pessoas que estão em busca de manter o seu peso, deverão multiplicar o seu peso por 25 ou 30;
  • Agora, se você está em busca de aumentar o seu peso, multiplique o seu peso por 30 ou 35.

Está será a quantidade de como calcular calorias que você deverá ingerir diariamente.

Como saber e calcular calorias dos alimentos

Como vimos no tópico anterior, é necessário fazer o controle das calorias ingeridas diariamente. Para isso, é preciso saber a quantidade de calorias que cada alimento ingerido possui.
A maneira mais fácil é verificando no rótulo da embalagem, a quantidade de calorias de um alimento.

Mas também é possível você mesmo calcular a quantidade que um alimento possui, desde que você saiba a quantidade de carboidrato, gordura e proteína do respectivo alimento.

Para cada grama de carboidrato, multiplique por 4. Para cada grama de proteína, multiplique por 4. Para cada grama de gordura, multiplique por 9. A soma total será igual a quantidade de calorias do alimento.

Confira:

Quais os 10 alimentos mais calóricos

Quem está em busca de perder alguns quilos, precisa estar atento à quantidade de calorias de cada alimento. Alguns alimentos possuem tantas calorias que deveriam ser abolidos de nossa alimentação.

Para ajudar a evitar alguns desses alimentos, preparamos uma lista com os 10 alimentos mais calóricos. Confira:

    1. Óleos: uma simples colher de sopa de óleo possui 120 calorias;
    2. Chocolate: uma barra de 100 gramas do alimento pode ter até 600 calorias;
    3. Leite: uma xícara de leite sem açúcar possui 150 calorias;
    4. Refrigerante: uma lata pode conter até 150 calorias. Mesmo os refrigerantes diets, que não contém calorias, são muito prejudiciais, uma vez que não trazem nenhum tipo de benefício em termos de nutrientes;
    5. Bebidas alcoólicas: uma simples caipirinha, pode ter até 250 calorias para apenas 100 ml do produto;
    6. Hambúrguer: o prato pode conter até 500 calorias. Se você somar o refrigerante, as fritas e a sobremesa, facilmente atingirá 1000 calorias em uma única refeição;
    7. Doces: pelo seu pequeno tamanho, um docinho de aniversário pode parecer inofensivo. Mas apenas uma unidade de brigadeiro pode ter até 100 calorias;
    8. Massas: cuidado com a pizza do final de semana, pois, apenas uma fatia pode ter até 400 calorias;
    9. Sorvete: esta é uma das sobremesas preferidas por muitas pessoas, mas altamente calórica. Uma taça de sundae possui 600 calorias, um copo de milkshake possui 300 calorias e mesmo uma simples bola de sorvete de morango possui 120 calorias;
    10. Manteiga de amendoim: amendoim e nozes são alimentos altamente calóricos. A manteiga de amendoim nada mais é do que amendoim esmagado com algum tipo de óleo, elevando ainda mais seu poder calórico. Uma colher do alimento possui 94 calorias.
Como calcular calorias de formas simples
3.5 (70%) 2 vote[s]


Leave a Reply