Como calcular a média do ENEM – Calculadora disponível

Vai fazer o Enem e tem dúvidas de como simular a nota do Enem ou de como fazer para calcular a média do Enem? Se esta é uma de suas dúvidas, então continue lendo este artigo e veja ao final o SIMULADOR DO ENEM que é na verdade uma calculadora da média.

O ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio surgiu em 1998 e tinha por objetivo apenas avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros tanto oriundos de colégios particulares quanto públicos.

Porém, com o passar dos anos atribuiu-se outra função ao exame, a partir de 2009 o ENEM passou a ser usado como avaliação para selecionar estudantes para o ingresso em instituições federais de ensino superior e para programas do Governo Federal, como o Sisu, Prouni e Fies. Mas, ainda hoje é comum haver dúvidas entre os participantes, uma dessas dúvidas é: como calcular a média do ENEM?

Essa é uma dúvida sua? Se for, você está no lugar certo! Porque além de termos preparado esse artigo completo para esclarecer tanto essa quanto outras questões comuns sobre o exame, disponibilizaremos ao final do artigo uma calculadora de notas do ENEM para tornar tudo ainda mais prático.

E então, vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Como funciona o ENEM?

Antes de saber como calcular a média do ENEM, é muito importante entender o programa e o seu funcionamento. O exame é uma prova que ocorre anualmente em todo o Brasil e é organizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Essa prova é composta por 180 questões e uma redação do tipo dissertativa-argumentativa e é realizada em dois dias. Além disso, o exame é organizado em quatro áreas do conhecimento, são elas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes)
  • Matemática e suas Tecnologias

As questões do Enem são objetivas, de assinalar, com cinco alternativas: A, B, C, D e E.

Quem pode participar

Lembrando que a participação no exame não é exclusiva para quem está concluindo o ensino médio. Caso ainda esteja estudando, você pode se inscrever e realizar a prova como treino, servirá de experiência e isso pode contar muito futuramente quando de fato a nota do exame será usada para o ingresso em universidades.

Além disso, pessoas que já se formaram no ensino médio, pessoas já graduadas ou pós graduadas também podem fazer o exame, basta se inscrever, pagar a taxa (caso não seja isento) e comparecer ao local indicado no dia da prova.

Observação: o ENEM disponibiliza atendimento especial para pessoas idosas, gestantes, lactantes (mães em período de amamentação) e pessoas com deficiência. Para ter acesso a esse atendimento é necessário solicitar no momento do inscrição.

como calcular a média do enem

Entendeu? Muito bom, não é? Confira abaixo agora o que você pode fazer com a nota do exame e logo depois veja como calcular a média do ENEM. Lembrando que, ao final do artigo, estará disponível uma calculadora que fizemos especialmente para você realizar os seus cálculos sempre que quiser.

O que posso fazer com a nota do ENEM? Como calcular a média do ENEM

Através do ENEM é que se tem acesso a participação em diversos programas da área da educação do Governo Federal. Confira abaixo o que você pode fazer com a nota do Enem:

  1. Participar do SISU: o Sistema de Seleção Unificada ou SISU foi adotado como única forma de ingresso em diversas universidades públicas do Brasil. Ele possui duas edições anuais que ocorrem antes do início de cada período letivo. A nota do ENEM é usada para concorrer as vagas disponibilizadas e o programa fica aberto durante 4 dias. Um dia após a sua inscrição você poderá acompanhar a sua posição no curso pretendido e a nota de corte, que corresponde a menor pontuação necessária para conseguir a vaga desejada. Além disso, caso não consiga ingressar na primeira chamada, você pode participar da lista de espera na sua primeira opção de curso e aguardar as próximas chamadas;
  2. Participar do FIES: o FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil é outra iniciativa do governo que funciona como um empréstimo do governo para o estudante que quer ingressar numa faculdade particular e não tem condições financeiras de arcar com a mensalidade integral. Funciona assim: o aluno completa o curso desejado com bolsa e, depois que se formar, paga a dívida ao governo com juros baixos;
  3. Estudar no exterior: Pois é! Desde 2014, algumas universidades de Portugal passaram a aceitar o Enem em seu processo seletivo para graduação;
  4. Entrar em Universidades Federais: Universidades Federais podem usar a nota do Enem como quiser. Algumas ainda fazem uma combinação entre a nota do Enem e a nota do vestibular. É importante ficar atento a forma de ingresso na sua universidade pretendida;
  5. Participar do PROUNI: o Programa Universidade para Todos ou Prouni é outro programa do Governo Federal que disponibiliza bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares em todo o Brasil. Claro que existem alguns requisitos e especificações.

Podem participar do programa:

  • Quem fizer no mínimo 450 na média do ENEM;
  • Quem não zerar a redação;
  • Quem possui a renda familiar per capita de até três salários mínimos
  • Quem cursou todo o Ensino Médio em escola pública;
  • Quem cursou todo ou parte do Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
  • Quem é portador de deficiência física;
  • Quem é professor da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a cursos de pedagogia, normal, superior ou licenciaturas (nesse caso, a renda familiar não importa).

E então, quer saber como calcular a média do Enem? Confira abaixo.

Como calcular a média do enem

Como calcular a média do Enem?

Para saber como calcular a média do Enem ou simular é necessário selecionar qual tipo de média se quer obter: a simples ou a média por peso. Calma! Vamos explicar melhor.

  • Média simples: essa é a média usada para ingressar nos programas do Governo Federal já mencionados acima. Para fazer os cálculos e obter essa média basta somar as cinco notas das áreas de conhecimento distintas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e depois disso é só dividir esse valor por cinco.

Exemplo 1:

João realizou o exame e o seu resultado foi esse:

  • Matemática e suas Tecnologias: 515,2
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologia: 590,1
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias:624,4
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 875,1
  • Redação: 950

Logo, o cálculo para saber a média de João ficará: 515,2 + 590,1 + 624,4 + 875,1 + 950= 3554.8 ÷ 5= 710.96.

Portanto a média simples final de João é: 710.96.

  • Média por peso: esse cálculo é feito para descobrir qual peso a instituição de ensino dá para cada nota do Enem (peso 1, peso 2 e peso 3). No caso, se a instituição pretendida atribui nota 3 na redação, por exemplos, você deverá multiplicar o valor da sua nota na redação por três. Depois de multiplicar todas as notas por seus respectivos pesos, você soma todos os resultados e divide esse valor por 10 e essa será a sua média por peso final.

Exemplo 2:

Vamos considerar as mesmas notas de João no Enem. Supondo que ele queira ingressar no curso de Biotecnologia, na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo SiSU. A primeira coisa que ele deve fazer é conferir os pesos atribuídos pela instituição, que no exemplo corresponde a:

  • Matemática e suas Tecnologias: 3,00
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologia: 2,00
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 3,00
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 1,00
  • Redação: peso 1,00

Dessa forma o cálculo ficaria assim: (515,2 x 3,00) + (590,1 x 2,00) + (624,4 x 3,00) + (875,1 x 1,00) + (950 x 1,00) = 6424.1 ÷ 10 = 642.41.

Portanto, a média por peso final de João é de 642.41.

Agora que você já sabe como calcular a média do Enem, usando o simulador do Enem. Confira abaixo a calculadora que preparamos para você!

Calculadora de notas do Enem para SISU, PROUNI, FIES etc

Confira abaixo a calculadora:


CALCULADORA DE NOTAS DO ENEM
Provas realizadas Nota Peso
Redação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
     

Você pode obter mais informações no site oficial do INEP.

Esse artigo foi útil?

Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como calcular a média do Enem? Deixe nos comentários.

Como calcular a média do ENEM – Calculadora disponível
5 (100%) 5 vote[s]


Leave a Reply