Códigos hexadecimal – O que é

Entenda o que são os códigos hexadecimal – Os códigos hexadecimal são muito comuns na programação de microprocessadores, equipamentos e máquinas. Na verdade, ele é um sistema de numeração posicional utilizado para representar os números que estão em base 16. Isso é feito utilizando-se 16 símbolos que todos conhecemos muito bem no nosso dia a dia de forma separada que são os números e as letras.

O que são códigos hexadecimal

Códigos hexadecimal tratam-se de um sistema de numeração que é comumente utilizando na área de programação de máquinas, equipamentos e microprocessadores. Eles também são utilizados para exibir cores nos monitores e telas.

Para isso, o código é composto por 16 símbolos entre letras e números. A definição de uma cor através desse código utiliza de seis dígitos com o sinal de sustenido # antes da sequencia. Um ótimo exemplo é do código vermelho na sua tonalidade máxima que em hexadecimal fica #FF0000.

Sistema hexadecimal

O sistema hexadecimal nada mais é que um sistema de numeração que é utilizado para representar os números que estão em base 16. Para que isso seja possível essesistemafaz uso de 16 símbolos que são os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e as letras A, B, C, D, E e F.

De acordo com sua nomenclatura, hexa quer dizer 6 enquanto que deci representa 10. Isso indica que a base utilizada é 16. Para cada número hexa são necessários quatro bits de dados binários.

Para que um byte exista são necessários 8 bits e sua representação se dá por dois dígitos hexa. É comum utilizar esse sistema para que os números binários sejam demonstrados de forma mais compacta.

A principal vantagem de utilizar o sistema hexadecimal é a que a informação tem reduzido o comprimento de sua sequencia. Isso faz com que sua manipulação e visualização aconteçam de forma muito mais fácil. É exatamente por essa razão que esse sistema tem sido cada vez mais utilizado.

Conversor hexadecimal

Qualquer cor, texto ou número pode ser convertido em hexadecimal. Mas para que isso aconteça é preciso seguir algumas regras. A base designa a quantidade de algarismos que está disponível no sistema de numeração. Mas o que mais se utiliza para a representação numérica é a notação posicional, ou seja, para que um valor seja atribuído a determinado símbolo é preciso saber em qual posição ele se encontra no conjunto de símbolos.

Em hexadecimal as letras de A até F indicam a posição acima da numeração 10. Assim temos que A=10; B=11; C=12; D=13; E=14; F=15.

Calcular hexadecimal

Para calcular um hexadecimal a partir de um número decimal basta fazer divisões sucessivas do mesmo por 16. Por exemplo, você tem o número 65535 que deseja transformar em hexadecimal. Você vai dividi-lo por16 até que não seja mais possível fazer essa divisão com números inteiros. Vamos ver na prática?

65535|16

15        4095|16

15255|16

1515

Para formar o número hexadecimal pega-se o quociente da ultima divisão bem como os restos da direita para a esquerda. Entretanto, o hexadecimal não possui números maiores que 10 e por esse motivo eles são representados pela letra correspondente.Nesse caso, o decimal 65535 em hexadecimal é 15151515.

Como nos códigos hexadecimal não existe o número 15 trocamos pela letra que possui esse valor que é F. Assim, temos que FFFF é o hexadecimal de 65535.

Códigos hexadecimal – O que é
Gostou? Deixe seu voto.

Leave a Reply