Carteira de Trabalho Digital

Com a Carteira de Trabalho Digital tudo fica mais acessível, mas prático e fácil, graças a tecnologia, o governo começa a modernizar os serviços oferecidos ao trabalhador, agora é possível ter alguns documentos em formato digital, como é o caso da CNH Digital e agora a vez da Carteira de Trabalho Digital.

Daqui em diante será possível ter todas as experiências na palma da mão! Você pode até esquecer sua carteira de trabalho, mas duvido que esqueça seu celular.

Veja aqui como funciona a Carteira de Trabalho Digital e como baixar a CTPS Digital.

Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital foi concebida entre uma parceria do ministério do Trabalho com o Dataprev, as informações da qualificação e dos contratos de trabalho d trabalhador está disponível num aplicativo de celular.

E pode ser baixada em qualquer Smartphone, tanto no sistema Android, quanto no iOS, lembrando que este documento digital será um documento auxiliar para consultas, lógico que não irá substituir o documento físico (não por enquanto), por ora não será possível assinar a carteira pelo aplicativo quem sabe num futuro próximo?

carteira de trabalho digital

Objetivo

O objetivo principal da Carteira de Trabalho Digital é como já foi dito acima, facilitar e dar mais praticidade a vida do trabalhador, pois agora o documento estará sempre à mão no caso de uma consulta. Lá constaram todas as experiências de trabalho, além de quem será possível solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de trabalho.

A Carteira de Trabalho física seguirá sendo o documento oficial do trabalhador.

Passo a passo para fazer a Carteira de Trabalho Digital

É bom lembrar que só será possível baixar a CTPS Digital o celular que é um Smartphone, quem tem aquele comum, que não podem baixar aplicativos, não poderá usufruir desta novidade.

Mas vamos lá, falar de como baixar a Carteira de Trabalho Digital

Como baixar a CTPS DIGITAL

Para baixar a Carteira de Trabalho Digital no seu aparelho celular, você deve acessar a Play Store no caso do Android e App Store no caso do IOS (Apple) e pesquisar por “CTPS Digital” e clique em instalar para baixar o aplicativo. Veja aqui todas as telas que aparecerão para você.

Clique em aceitar e aguarde o download.

Depois abra o aplicativo.

carteira digital

A tela seguinte será esta:

A próxima será uma tela com as seguintes opções?

  • Entrar
  • Solicitar 1ª via e 2ª via da carteira de trabalho
  • Perguntas Frequentes

solicitar ctps

Se não tem a senha cadastrada no cidadão.br ou no Sine Fácil, basta acessar um destes serviços e fazer o cadastro

Cidadão BR. 

Se já tem cadastro clique em “Entrar” e coloque a senha, que será a mesma tanto para o Sine Fácil, quanto para o CTPS Digital basta colocar a senha e o CPF e entrar ou fazer pelo aplicativo mesmo, o cadastro da senha.

Caso não tenha a senha, clique em “Cadastrar” e na próxima tela em 1º Acesso no Cidadão BR

digital ctps

Informe seus dados como (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).

Estes dados são necessários para validar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).  Estando corretas você será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

Neste momento tenha em mãos  a sua Carteira de Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo.  Deverá  responder corretamente ao menos quatro das cinco perguntas. Assim que fizer tudo isso, receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Caso queira solicitar a primeira via ou a segunda via da carteira de trabalho também poderá fazer pelo aplicativo, basta clica na opção “Solicitar”  na primeira tela do passo a passo e depois escolher a opção desejada:

 

solicitar ctps digital 1ª e 2ª via

Siga as orientações solicitadas no aplicativo, preenchendo o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e  depois compareça a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Saiba que a solicitação da 1ª e 2 ª da carteira de trabalho também pode ser feita pela internet, caso o trabalhador não queira baixar o aplicativo. O endereço é o https://precadastroctps.trabalho.gov.br.

Agora que já sabe que é possível ter sua Carteira de Trabalho Digital, fica mais fácil transportá-la, ela à palma de sua mão!

Carteira de Trabalho Digital
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply