Calendário do Ciclo Menstrual – Calculadora e Fases do Ciclo

Todo mês mulheres adultas passam por diversas alterações no organismo devido ao seu ciclo menstrual. Você provavelmente já ouviu falar sobre isso, mesmo que não tenha muito conhecimento do que acontece de fato com o seu corpo durante esse ciclo.

Você sabia que é possível fazer um mapeamento para entender esse processo e ainda descobrir quais os seus dias férteis? Pois é, esse método é chamado de calendário do ciclo menstrual e é usado por várias mulheres tanto por aquelas que querem engravidar quanto pelas que querem diminuir as probabilidades disso acontecer.

O calendário do ciclo menstrual também é conhecido como tabelinha e foi usada por muitos anos como um método anticonceptivo. Porém, pela sua ineficácia não é recomendado o seu uso para esse fim, a não ser que a pessoa utilize outro método anticonceptivo não hormonal como: preservativos, DIU, etc.

De qualquer maneira, é muito importante conhecer o próprio corpo e entender o que está acontecendo nos diferentes momentos do ciclo menstrual.

Pensando nisso tudo preparamos esse artigo especialmente para você, aqui você encontrará diversas informações relevantes para que, ao final desse artigo, todas as suas dúvidas sobre o assunto estejam esclarecidas, além disso, disponibilizaremos também uma calculadora na qual você poderá fazer os cálculos sempre que quiser! Muito bom, não é?

Quer saber tudo sobre calendário do ciclo menstrual? Continue a leitura.

O que é calendário do ciclo menstrual?

O calendário do ciclo menstrual, como já foi mencionado, é um método que visa prever com maior precisão quando será a próxima menstruação ou período fértil.calendário menstrual

Para que seja de fato preciso, primeiramente a mulher deve saber quanto tempo dura o ciclo menstrual, data do primeiro dia da última menstruação e o número de dias de fluxo menstrual.

O cálculo é simples! Vamos te ensinar tudo de forma muito fácil.

É importante lembrar que mesmo que você não possua um ciclo menstrual regular é possível realizar o cálculo e definir os dias de ovulação, menstruação e período fértil.

Observação: Esse método, no entanto, não funciona para mulheres que utilizam pílula anticoncepcional ou qualquer método contraceptivo hormonal. Isso porque quando se faz o uso de métodos anticoncepcionais dessa categoria os ciclos em que a ovulação acontece não ocorre.

Você pode utilizar o calendário do ciclo menstrual para diversos fins, por exemplo: conhecer o próprio corpo, para engravidar ou diminuir as chances de uma gravidez indesejada, para programar visitas ao ginecologista, para planejar viagens ou eventos sem ter que passar por todo transtorno que o período da menstruação traz, etc.

Você pode gostar de ler também:

Agora que você já sabe o que é o calendário do ciclo menstrual, que tal conhecer as fases desse processo? Vamos lá?

Quais as fases do ciclo menstrual?

calendário do ciclo menstrual

Levando em consideração um ciclo menstrual normal definiu-se que a sua duração é em torno de 25 e 30 dias, mas normalmente os médicos usam como exemplo o ciclo com 28 dias. Ele é dividido em duas fases principais:

  1. Fase folicular: essa é a primeira fase do ciclo e dura desde o primeiro dia da menstruação até o dia da ovulação. É chamada assim por ser a época em que os folículos ovarianos crescem e começam a preparar o corpo para uma possível gravidez. Normalmente, esse período dura entre 12 e 16 dias.
  2. Fase lútea: esse momento do ciclo ocorre depois da ovulação, nessa fase o folículo ovariano maduro, camada protetora do óvulo, se rompe e libera o óvulo que pode ou não ser fecundado pelo espermatozoide. Quando o óvulo não é fecundado, do primeiro ao sétimo dia acontece a descamação das paredes do útero, ou seja, a mulher menstrua.

Sendo assim, considerando um ciclo de 28 dias a divisão seria:

  • 1º a 7º dia: onde ocorre a menstruação, chamado de período infértil;
  • 8º a 19º dia: período fértil;
  • 20º a 28º dia: é considerado um período infértil, porque o corpo da mulher já está se preparando para a próxima menstruação.

Calma! Vamos te ensinar agora como calcular de forma muito simples e entender o seu calendário do ciclo menstrual sem nenhuma dificuldade.

Calendário do Ciclo Menstrual

Veja separadamente como calcular a próxima menstruação e o seu período fértil, tanto para você que possui ciclo regular quanto para quem não.

Como calcular próxima menstruação:

Se você possui um ciclo regular é muito simples! Isso porque sempre há o mesmo intervalo entre uma menstruação e outra. Sendo assim, deve começar a ser contado no primeiro dia da menstruação. Conte a partir do momento que de fato ocorrer o fluxo e não a partir de um pequeno sagramento característico do início da menstruação. E finda a contagem no último dia do ciclo menstrual.

Exemplo:

Uma mulher que teve seu período menstrual iniciado no dia 1 de junho e o próximo com início no dia 3 de agosto, deve contar os dias a partir do dia 1 de junho até o dia 2 de agosto para saber seu ciclo. Nesse exemplo, o ciclo seria de 33 dias.

Como calcular o período fértil:

Para realizar esse cálculo é necessário que a mulher marque por no mínimo 6 meses o primeiro dia de cada ciclo menstrual. Para quem possui o ciclo menstrual regular, de novo, é bem mais fácil. Por exemplo, considerando um ciclo menstrual de 28 dias

para saber o período fértil a mulher precisa contar 14 dias depois da menstruação.

Nesse 14º dia será o pico do período fértil, pois é quando ocorre a ovulação. Para saber o período fértil, de fato, soma-se 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação.

Já para quem possui um ciclo irregular é um pouco mais complicado realizar os cálculos, porém, é possível!

Primeiro, é preciso anotar todos os dias em que a menstruação desceu durante um ano. Da mesma forma, dentro desse período de observação todos os meses a mulher deve anotar o início do período menstrual e o começo da próxima.

Com todas essas informações, deve-se observar qual o ciclo foi mais longo e qual foi o mais curto, a partir disso poderá realizar os cálculos.

Do período mais curto, deve-se subtrair 18, e do período mais longo é preciso subtrair 11.

Exemplo prático do cálculo do período fértil

Vamos ao exemplo para ficar mais simples: uma mulher observou que teve seu ciclo mais longo de 29 dias e o mais curto de 23 dias, ficaria da seguinte forma:
29 – 11 = 18

23 – 18 = 5

Dessa forma, pode-se observar que do dia 5 ao dia 18 do mês acontecem os dias mais férteis.

Lembrando que para quem não possui um ciclo regular o calendário do ciclo menstrual é muito menos preciso. Sendo assim, as contas podem falhar.

Muito simples, não é? Agora, se mesmo assim você achou complicado fazer os cálculos e ter total domínio sobre o seu calendário do ciclo menstrual, confira abaixo a calculadora que fizemos para você calcular tudo isso de forma prática e quando quiser:

Calculadora do Ciclo Menstrual

Calculadora Menstrual

O primeiro dia da última menstruação

Duração média de seu ciclo :
Duração média de seu ciclo:

Leave a Reply