Calcular IPVA

Calcular IPVA – Todos os donos de automóveis sabem que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é um seguro obrigatório e que deve ser pago anualmente. O valor desse imposto varia de carro para carro, uma vez que existem vários fatores que devem ser levados em consideração.

E a boa notícia é que o IPVA esse ano terá uma redução de seus valores. Caso você queira saber como calcular o IPVA do seu veículo, seja ela carro, moto, caminhão, ônibus ou micro ônibus, leia esse artigo que vamos explicar como fazer o cálculo.

Veja também:

O que é IPVA

O IPVA é um imposto anual e obrigatório para todas as pessoas que possuem veículos automotivos, ele chega no começo do ano juntamente com muitas outras contas como o IPTU, você pode pagar o seu IPVA em parcela única e ter um bom desconto, ou dividir ele em até cinco parcelas, que tem juros mensais.

O IPVA possui uma variação de 1% a 6% de acordo com o Estado brasileiro onde o veículo está, por isso muitas pessoas têm dificuldade em saber como fazer o cálculo do IPVA sozinho.

calcular ipva

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é calculado com base de 1% a 3% em cima do valor do veículo, por isso é necessário levar em consideração o valor do veículo na tabela do ano do IPVA e o Estado do veículo, por exemplo, o IPVA no estado de São Paulo é um dos mais caros.

Saiba mais:

Calcular IPVA

Para calcular IPVA você deve multiplicar a alíquota do imposto pelo valor do carro, varia de acordo com o veículo que você possui e você pode consultar o seu no site da Secretaria da Fazendo (SEFAZ).

No geral as alíquotas são de 3% para os automóveis que são movidos a óleo diesel e 2,5% para automóveis movidos com outros tipos de combustível, como a gasolina e o álcool. Ônibus, micro ônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motocicletas e outros, tem a alíquota de 1%. Já as embarcações e aeronaves possuem 1,5%.

Exemplo: Para saber o valor de um carro modelo 2014, movido a gasolina, cujo o valor de venda atual é de R$ 26.579 reais, você deve multiplicar o valor do veículo pela alíquota, que no caso é 2,5%. Ou seja, multiplique 26.579 X0,025 (25/ 100 = 2,5 %), o resultado será de R$ 664,47 reais.

Para que serve o IPVA

O Imposto IPVA é arrecado estadualmente e o seu valor vai para os cofres do Tesouro nacional, e de la o Governo vai utilizar esse dinheiro para despesas com obras e investimentos para a melhoria de serviços, como a pavimentação de ruas, ampliação de estradas, e outras obras que o governador achar melhor.

O valor do IPVA fica 50% com o Estado onde o carro está e os outros 50% são destinados ao município onde o veículo está licenciado. A Receita Federal é o órgão que recebe o IPVA e o repassa para os Estados e municípios para que eles façam os investimentos necessário.

Calcular IPVA
3.33 (66.67%) 3 votes

One Response

  1. Felipe Nascimento

Leave a Reply