Cálculo Exato de Bitcoin – Como entender a cotação

O Bitcoin, maior criptomoeda do mundo, ganhou muitos adeptos no Brasil após ter seu preço multiplicado nos últimos anos. Em 2017, a criptomoeda chegou próxima aos R$ 20 mil dólares. Atualmente, o mercado passa por oscilações e muitas pessoas buscam entender como é feito o cálculo do Bitcoin.

Para entender como funciona a determinação do valor do Bitcoin, precisamos primeiro entender como funciona a criptomoeda e o que, efetivamente, é uma criptomoeda. Funciona como a bolsa de valores? é semelhante ao real? é seguro? vamos conhecer o Bitcoin.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin pode ser visto como um misto de um arquivo digital e uma moeda. Ele não é impresso ou regulamentado por bancos ou governos. Todo o seu processo é relacionado a ações digitais e o seu surgimento ocorre pela mineração.

Funciona em parte através de computadores que executam a mineração. Todas as transações são registradas no blockchain, considerado como um índice global da criptomoeda. Essa central de transações tem alto padrão de segurança, evitando fraudes.

Para ter um bitcoin, você precisa: conectar um computador para funcionar como minerador ou fazer uma compra.

Para comprar bitcoins, você apenas precisa criar uma carteira virtual, que funciona mais ou menos como uma conta no PayPal. Nesta carteira, você faz a conversão entre as criptomoedas. No Brasil, duas das principais empresas para comprar bitcoins são a Fox Bit e o Mercado Bitcoin. Após isso, é possível transferir a criptomoeda para outras carteiras. Essas outras carteiras permitem que os bitcoins sejam convertidos em outras criptomoedas.

Como calcular o valor do Bitcoin?

Para entender mais sobre o valor do Bitcoin, precisamos pensar de duas formas: O Bitcoin internacional e o Bitcoin brasileiro. Não existem nacionalidades para esta criptomoeda, porém as empresas brasileiras, que comercializam a moeda, tem um pouco de “atraso” na atualização dos preços. Vamos entender.

Valor mundial

Mesmo que não tenha um banco ou um governo regulador, o Bitcoin sofre como a maioria dos ativos do mercado. A situação financeira, a lei da oferta e da procura, a aceitação nos mercados de capitais, tudo isso influencia no preço do Bitcoin. Um exemplo claro: quando uma grande empresa de comércio passa a aceitar essa criptomoedas como forma de pagamento, o valor da moeda dispara. A confiança do mercado tem papel fundamental no preço do Bitcoin.

Outra questão importante é a de que quanto mais investidores, mais a moeda vai valorizar. Isso segue um conceito que muitos afirmam ser uma bolha. Um exemplo claro foi a disparada de 2017: Com o valor da moeda subindo por questões de mercado, muitos pequenos investidores passaram a entrar neste mercado e superlotaram as empresas de transação. Com isso, a moeda disparou.

Valor no Brasil

Para comprar no Brasil, você pode usar empresas como Mercado Bitcoin e Fox Bix, como já citado. Essas empresas seguem um padrão de preço internacional, porém oscilações podem ser notadas. Os preços variam entre elas e até mesmo na relação da cotação do Bitcoin em outros países.

Basicamente, para ter ideia do valor desta criptomoeda, você deve: Valor do bitcoin em dólares x cotação do dólar no Brasil.

Após comprar Bitcoins em empresas brasileiras, o recomendável é transferir para uma exchange internacional, em que é possível operar com taxas menores.

Para ter o valor preciso de quanto você têm em bitcoins, deve sempre fazer a conversão e subtrair as taxas das empresas envolvidas no processo.



Leave a Reply