Neste artigo você aprenderá o que é um dia útil e descobrirá como fazer o cálculo de dias úteis em um determinado mês ou ano. Descubra ainda se o sábado é, ou não, considerado um dia útil.

Entender o significado de dias úteis é essencial no nosso cotidiano. Ao desconhecer este conceito, você poderá perder prazos para pagar suas contas ou até mesmo não saber o dia exato de seu pagamento.

Você provavelmente já escutou alguém dizer que recebe o pagamento no quinto dia útil, ou ainda, que o boleto precisa ser pago no próximo dia útil. Mas de fato, o que isso significa? Será se para contar os dias úteis, basta excluir os domingos e feriados?

Não perca o prazo! Neste artigo você entenderá o que é um dia útil e descobrirá como fazer essa contagem.

O que são dias úteis?

Esta é uma definição que pode variar, dependendo do tipo de estabelecimento. De maneira geral, podemos dizer que um dia útil é um dia de funcionamento normal de um determinado tipo de empresa.

Um exemplo disso é um estabelecimento bancário. Nesse caso, o dia útil é contado de segunda à sexta-feira, desconsiderando os feriados. Até porque, caso você precise pagar uma conta no banco em um sábado, não conseguirá, a menos que utilize o caixa eletrônico.

Agora, se estivermos falando de um comércio, os sábados poderão ser considerados.

Sábado é dia útil?

Essa é uma questão difícil de responder, afinal de contas, existem alguns fatores precisam ser considerados para dar essa resposta.

Como vimos anteriormente, no caso de um expediente bancário, o sábado não é considerado um dia útil. Dessa forma, se o boleto vence no sábado, você poderá efetuar o pagamento na próxima segunda-feira, sem a incidência de juros.

Por outro lado, se estivermos falando de pagamento de salário, o sábado é computado como um dia útil. Isso significa dizer que, se o quinto dia útil cair em um sábado, o salário deve ser pago neste dia, diferente do caso de o quinto dia útil cair em um domingo.

Um ano tem quantos dias úteis?

Assim como vimos que sábado pode ou não ser considerado um dia útil, o número de dias úteis em um ano pode variar, dependendo de vários fatores.

Pode acontecer de um ano ter muitos feriados no domingo, por exemplo, fazendo com que o número de dias úteis anuais não se altere tanto tanto. Por outro lado, quando se tem muitos feriados durante a semana, o número de dias úteis em um ano irá diminuir.

Outro fator que pode influenciar nessa conta, são os feriados municipais. Assim, um ano terá um número diferente de dias úteis, dependendo da região.

Considerando o ano de 2019, teremos 255 dias úteis. Lembrando, mais uma vez, que os feriados municipais podem elevar ou diminuir este número.

Neste ano de 2019, os meses com o maior número de dias úteis serão julho e outubro, cada um deles com 23 dias. Em contrapartida a isso, os meses com menos dias úteis serão fevereiro, março, junho e novembro, com 20 dias cada.

Um ano tem quantas semanas

Essa é uma conta mais simples de fazer, afinal, o número de semanas não muda de ano para ano, mesmo considerando anos bissextos (aqui vale lembrar que 2020 será um ano bissexto), o número de semanas permanece o mesmo.

Mas afinal, quantas semanas tem um ano? A resposta é 52 semanas. Caso o ano seja bissexto, teremos 52 semanas e 2 dias, senão, serão 52 semanas e 1 dia.

Aqui cabe uma curiosidade que você, talvez, ainda não saiba: o dia da semana do primeiro dia do ano será exatamente o mesmo dia da semana do último dia do ano, exceto, nos anos bissextos.

Saiba mais:

Como contar os dias úteis

Para contar os dias úteis de determinado período, você vai precisar do auxílio de um calendário. Também é necessário saber se você irá contabilizar ou não os sábados no cálculo de seus dias úteis.

Para saber os dias úteis é só ir contando os dias da semana, desconsiderando os feriados, se houver.

Esta é a maneira manual de realizar este cálculo, mas existem sites que automatizam essa conta para você. Até mesmo, através do Excel, é possível automatizar esta conta. Para isso, utilize a fórmula=DIATRABALHOTOTAL.INTL.

como calcular dias utesi

Cálculo de dias úteis no mês e ano

Você já aprendeu como é realizado o cálculo dos dias úteis considerando o sábado, já viu que o número de dias úteis pode variar de ano para ano e até mesmo dependendo da região do Brasil e descobriu como calcular os dias utilizando o calendário ou fórmulas do Excel.

Dessa forma, para saber o cálculo de dias úteis durante o mês ou ano, é só aplicar os conhecimentos acima.

Recapitulando: para calcular o número de dias úteis durante o mês de dezembro de 2018, por exemplo, devemos contar o número de dias no mês (no caso, 31) diminuir o número de sábados (5), de domingos (5) e de feriados (1). No caso, 31-5-5-1, ou seja, neste mês tivemos 20 dias úteis.




DEIXE UM COMENTÁRIO