Calcular Valor do Abono Salarial: Calculadora Online

Saiba aqui como Calcular Valor do Abono Salarial, use a calculadora no final do artigo,  tire suas dúvidas referentes ao PIS/PASEP, tenha informações sobre o pagamento, saque e calendário do PIS 2018-2019.

O PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) também conhecido como Abono salarial, é um programa de que garante acesso ao benefício determinados pela Constituição Federal e instituído em 1970.

PIS/PASEP, Administração do Fundo

O trabalhador do setor privado recebe o PIS, administrado pela Caixa Econômica Federal e o empregado do setor público recebe o PASEP, que é administrado e pago pelo Banco do Brasil.

Uma dúvida recorrente referente a esse assunto é: Como calcular Valor do Abono Salarial?

É importante salientar que o governo federal adotou novas regras no cálculo do abono salarial, que estão em vigor desde 2016.

Para saber mais sobre PIS/PASEP e como calcular valor do abono salarial, continue a leitura!

Leia também:

O que é PIS/PASEP?

Ambos programas foram criados pelo governo federal na década de 1970. É um número cadastrado no cartão de CNPJ, ou no documento de cadastro do trabalhador.

O objetivo desta contribuição tributária é promover a integração dos trabalhadores no desenvolvimento das empresas, com o intuito de proporcionar aos trabalhadores, por meio de benefícios como o abono salarial e o seguro desemprego, uma melhor distribuição de renda e uma maior segurança financeira.

PIS: 

É destinado aos trabalhadores do setor privado e pelo Ministério da Fazenda e pago pela Caixa Econômica Federal. O valor a ser pago pode ser de até um salário mínimo vigente;

PASEP:

É destinado aos trabalhadores do setor público é administrado pelo Banco do Brasil, também pode ser pago até um salário mínimo vigente.

Calcular Valor do Abono Salarial

Confira abaixo se você tem direito ao benefício:

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Antes de saber como calcular valor do Abono Salarial, é importante analisar se você se encaixa nos requisitos definido pelo governo para participar do programa:

  • O trabalhador deve estar registrado no Programa de Integração Social – PIS há no mínimo 5 anos. Isso significa que seu o seu empregador tenha feito seu cadastro no PIS no seu primeiro emprego e que tenha pelo menos 5 anos;
  • A média salarial do trabalhador no ano base referente à tabela do PIS não pode ser superior a 2 salários mínimos;
  • É necessário que o trabalhador tenha trabalhado com carteira assinada pelo período mínimo de 30 dias ininterruptos;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Observação 1: O PIS é pago de acordo com o mês de nascimento do trabalhador

Observação 2:  A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será contada como mês integral para efeito de contagem de tempo de serviço.

Como calcular valor do Abono Salarial:

De acordo com a Lei nº 13.134/15, o cálculo do PIS deve ser feito aplicando valor proporcional ao tempo de serviço no ano base. Sendo assim, cada mês trabalhado com carteira assinada corresponde a 1/12 do valor do salário mínimo vigente.

Por exemplo: Se o empregado trabalhou 3 meses de carteira assinada corresponde à 3/12. Sendo o valor do salário mínimo atual R$954,00, o trabalhador, neste caso, receberá R$239,00.

Faça seus cálculos na Calculadora Valor do Abono Salarial

Nessa calculadora pode colocar tanto sua média salarial, quanto o salário mínimo e onde tem escrito desconto, considere o valor do abono.

Document



 

Essa calculadora do abono salarial vai mostrar quanto tem a receber no pagamento do PIS 2018.

Pagamento do Abono

O pagamento é realizado entre os meses de julho de 2018 a março de 2019, com data final para saque em junho de 2019.

Caso este dinheiro não seja retirado no prazo final, ele volta ao FAT, que é o Fundo de Amparo ao Trabalhador, órgão responsável pelo pagamento do abono salarial e do seguro desemprego.

Calendário do abono salarial

O calendário de pagamento do abono salarial é disposto de acordo com o mês de aniversário do beneficiário, o calendário começa com o mês de julho e vai até junho.

Sendo que, quem nasce entre julho e dezembro recebe ainda em 2018 e quem de janeiro a junho recebe em 2019, mas com a correção do salário mínimo.

Ficou com dúvidas sobre como calcular valor do abono salarial? Deixe nos comentários.

Calcular Valor do Abono Salarial: Calculadora Online
4.4 (88.57%) 7 votes



Leave a Reply