Como calcular valor de mercado de uma empresa

Se você está pensando em investir em uma empresa, ou vender a sua, hoje vamos ajudar a calcular o valor dessa empresa, para que você obtenha o maior lucro possível. O valor de mercado de uma empresa representa as expectativas dos investidores quanto aos lucros futuros.

Infelizmente, uma empresa inteira não pode ser avaliada tão facilmente quanto um ativo menor e mais líquido, como uma parcela de ações; no entanto, existem várias maneiras de calcular o valor de mercado de uma empresa que possa representar com precisão o valor real de uma empresa.

Alguns dos métodos mais simples discutidos aqui vão considerar a capitalização de mercado da empresa (seu valor de ações e ações em circulação), analisar empresas comparáveis ​​ou usar multiplicadores de toda a indústria para determinar o valor de mercado.

Enfim, vamos começar:

Valor de mercado de uma empresa

Quanto vale sua empresa?

Cálculo do valor de mercado usando capitalização de mercado

Confira como esse método de cálculo é simples e você pode fazer com a sua empresa, ou qualquer outra empresa:

1 – Decidir se a capitalização de mercado é a melhor opção de avaliação.

A maneira mais confiável e direta de determinar o valor de mercado de uma empresa é calcular o que é chamado de capitalização de mercado. Que representa o valor total de todas as ações em circulação. A capitalização de mercado é definida como o valor das ações de uma empresa multiplicado pelo número total de ações em circulação. É usado uma medida do tamanho geral de uma empresa.

Observe que esse método funciona apenas para empresas de capital aberto, em que os valores das ações podem ser facilmente determinados.

Uma desvantagem desse método é que ele sujeita o valor da empresa às flutuações do mercado. Se o mercado de ações cair devido a um fator externo, a capitalização de mercado da empresa cairá. Isso vai acontecer mesmo que sua saúde financeira não tenha mudado.

A capitalização de mercado, depende da confiança do investidor, é uma medida potencialmente volátil e pouco confiável do verdadeiro valor de uma empresa. Muitos fatores entram em consideração para determinar o preço de uma parte do estoque.

Dito isso, qualquer comprador em potencial de uma empresa pode ter expectativas semelhantes em relação ao mercado.

2- Determinar o preço atual das ações da empresa.

O preço da ação da empresa está disponível publicamente em muitos sites, incluindo Bloomberg, Yahoo! Finanças e Google Finance, entre outros. Tente pesquisar o nome da empresa seguido por “estoque” ou o símbolo da ação (se você souber) em um mecanismo de pesquisa para encontrar essas informações.

O valor do estoque que você deseja usar para esse cálculo é o valor de mercado atual. Que geralmente é exibido com destaque na página do relatório quanto vale ações de sua empresade estoque, em qualquer um dos principais sites financeiros.

3 – Encontre o número de ações em circulação.

Em seguida, você terá que descobrir quantas ações da empresa estão em circulação. Isso representa quantas ações a empresa detém por todos os acionistas, incluindo tanto insiders, como funcionários e membros do conselho, quanto investidores externos, como bancos e indivíduos.

Essas informações podem ser encontradas no mesmo site que o preço das ações. Ou no balanço patrimonial da empresa sob “estoque de capital”.

Por lei, todos os balanços das empresas abertas estão disponíveis online gratuitamente. Uma pesquisa simples em mecanismos de pesquisa mostrará o balanço de qualquer empresa pública.

4- Multiplique as ações em circulação pelo preço atual das ações para determinar a capitalização de mercado.

Este valor representa o valor total das participações de todos os investidores na empresa, dando uma imagem bastante precisa do valor global da empresa.

Por exemplo, considere a Oi telecom, uma empresa de telecomunicações fictícia de capital aberto, com 100.000 ações em circulação. Se cada ação estiver atualmente sendo negociada a US $ 13, a capitalização de mercado da empresa é de 100.000 * US $ 13, ou US $ 1.300.000.

Encontrando Valor de Mercado Usando Empresas Comparáveis

Também é possível encontrar o valor de mercado utilizando empresas semelhantes, veja como pode fazer isso:

1- Determine: se esse é o método de avaliação correto a ser usado.

Esse método de avaliação funciona bem se uma empresa for de capital fechado. Ou , também, se o valor de capitalização de mercado for considerado irreal por qualquer motivo. Para estimar o valor de uma empresa, observe os preços de venda para empresas comparáveis.

A capitalização de mercado pode ser considerada irrealista se o valor de uma empresa for maioritariamente detido em ativos intangíveis. E se o excesso de confiança ou especulação do investidor levar o preço para além dos limites razoáveis.

Este método tem várias deficiências. Primeiro, pode ser difícil encontrar dados suficientes, pois as vendas de empresas comparáveis ​​podem ser muito raras. Além disso, esse método de avaliação não considera diferenças significativas entre as vendas do negócio. Como se a empresa foi vendida sob coação.

No entanto, se você está tentando encontrar o valor de mercado de uma empresa privada, suas opções são limitadas. E a comparação é uma maneira simples de obter uma estimativa aproximada.

2- Encontre empresas comparáveis.

Há alguma discrição envolvida na escolha de quais empresas são comparáveis. Idealmente, as empresas consideradas devem estar no mesmo setor, ter aproximadamente o mesmo tamanho e ter vendas e lucros semelhantes para a empresa que você deseja avaliar. Além disso, as vendas (de empresas comparáveis) devem ser recentes, para que reflitam condições de mercado mais ou menos atualizadas.

Se você estiver determinando o valor de mercado de uma empresa privada. Poderá usar empresas de capital aberto do mesmo setor e tamanho para comparação. Isso é mais fácil porque você pode encontrar seu valor de mercado usando o método de capitalização de mercado. Isso pode ser feito em alguns minutos pesquisando online.

3- Crie um preço médio de venda.

Depois de encontrar vendas recentes de negócios comparáveis ​​ou avaliações de empresas similares de capital aberto, calcule a média de todos os preços de venda. Este valor médio pode ser usado como o início de uma estimativa do valor de mercado da empresa em questão.

Por exemplo, imagine que três empresas de telecomunicações de médio porte recentes foram vendidas. Cada uma foi vendida pelos respectivos valores: US $ 900.000, US $ 1.100.000 e US $ 750.000. A média desses três preços de venda juntos é US $ 916.000. Isso pode parecer indicar que a capitalização de mercado de US $ 1.300.000 da Oi telecom é uma estimativa, excessivamente otimista, de seu valor.

Você pode querer ponderar os diferentes valores com base em sua proximidade com a empresa-alvo. Por exemplo, se um é de tamanho e estrutura muito semelhantes à empresa que está sendo estimada, você pode optar por atribuir um peso maior ao valor de venda dessa empresa ao calcular o preço médio de venda.

Como calcular valor de mercado de uma empresa
2.7 (53.33%) 3 votes


Leave a Reply