Calcular Taxa Metabólica Basal (TMB): Calculadora

Você sabe o que é taxa metabólica basal (TMB)? Descubra qual a sua função e saiba como calculá-la

A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de energia que nosso organismo necessita para continuar funcionando quando estamos em repouso. Um gasto energético acima desse valor pode colocar em risco a nossa saúde.

Neste artigo você descobrirá como encontrar a sua taxa metabólica basal, tanto para homens, quanto para mulheres e qual a sua importância para a nossa sobrevivência e para quem está em busca da hipertrofia muscular.

O que é metabolismo e quais os tipos?

Todos nós que fazemos algum tipo de dieta, já ouvimos a expressão: “possuo um metabolismo lento”. Mas afinal, o que é este metabolismo?

O metabolismo nada mais é do que as reações químicas que ocorrem em nosso corpo para garantir as necessidades básicas para mantê-lo e funcionamento.

Em outras palavras, podemos dizer que metabolismo é a energia que nosso organismo possui para nos manter vivos.

Podemos dividir o metabolismo em dois tipos:

  • Anabolismo: também chamado de metabolismo construtivo é a fase metabólica na qual se formam moléculas complexas a partir de moléculas simples. A prática de exercícios físicos ou uma alimentação rica em proteínas podem estimular o anabolismo;
  • Catabolismo: é o processo inverso, uma vez que se formam moléculas simples, a partir da decomposição de moléculas complexas. Sua função é fornecer energia para nosso corpo.

O que é Metabolismo Basal?

O metabolismo basal ou a taxa metabólica basal (TMB) é a energia mínima necessária para que nosso corpo funcione quando estamos em repouso.

Engana-se quem pensa que nosso organismo precisa de energia apenas durante uma corrida ou durante uma partida de futebol.

Mesmo quando estamos descansando, nosso coração precisa continuar batendo, nossa respiração precisa continuar funcionando e até mesmo nosso sistema digestório não fica parado. E isso é necessário até mesmo quando estamos dormindo.

Assim como acontece com o metabolismo, onde ele pode ser mais lento para algumas pessoas do que para outras, a taxa metabólica basal pode sofrer influência de vários fatores, como sexo, idade, peso, tipo de atividade física que o indivíduo realiza e até mesmo a alimentação.

Fórmula para Calcular Taxa Metabólica Basal

Como você já sabe, tanto o metabolismo, como a taxa metabólica basal variam de pessoa para pessoa, portanto, para chegar ao valor da TMB é necessário utilizar alguma fórmula que englobe o maior número de variáveis possíveis.

São vários os fatores que podem influenciar nesta taxa, porém, no cálculo da fórmula consideramos apenas o sexo, a idade, o peso e a altura.

  • Taxa para homens: 66 + (13,7 x peso) + (5 x altura em cm) – (6,8 x idade);
  • Taxa para mulheres: 665 + (9,6 x peso) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade).

Isso significa que um homem de 38 anos, com 181 cm de altura e com peso de 83 kg possui uma taxa metabólica basal de 1849, ou seja, ele precisa consumir essa quantidade de calorias por dia para que seu corpo continue em funcionamento.

Calcular Taxa Metabólica Basal para hipertrofia

A hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão, como o que acontece durante a prática da musculação ou pelo consumo de certos tipos de alimentos, entre eles, os suplementos alimentares.

Nós já vimos como calcular a TMB. Agora, para aplicar esta taxa com o objetivo de hipertrofia muscular, é preciso multiplicar pela frequência de atividade diárias, conforme os parâmetros:

  • Pouco exercício: multiplicar por 1,2;
  • Exercício Leve: multiplicar por 1,375;
  • Exercício moderado: multiplicar por 1,55;
  • Exercício pesado: multiplicar por 1,725;
  • Exercício pesado diário: multiplicar por 1,9.

No exemplo anterior, o homem teve TMB igual a 1849. Se ele faz exercício pesado diário, chegamos a um número de 3513 calorias. Este é o consumo de calorias para quem buscar a hipertrofia.

Tabela para Calcular Taxa Metabólica Basal e gasto calórico diário

Você já aprendeu como calcular manualmente a sua taxa metabólica basal, porém, a maneira mais fácil para realizar este cálculo é através de uma tabela que automatize isso para você.

Clique aqui para baixar uma planilha para calcular no Excel o seu TMB. Nela, você saberá quantas calorias precisa reduzir, como perder peso e como montar um cardápio com café da manhã, almoço, jantar e ceia.

Qual a metabolismo basal ideal?

A taxa metabólica ideal depende do seu objetivo. Ao realizar o cálculo do TMB, você sabe a quantidade de calorias necessárias para a sua sobrevivência, ou seja, quando seu corpo está em repouso.

Sabendo este número, você poderá definir o seu objetivo. Se você quiser ganhar peso, por exemplo, precisará consumir mais do que o seu gasto calórico. Já para emagrecer, é preciso consumir menos do que seu gasto calórico.

Como aumentar a Taxa Metabólica Basal

Quem está em busca de aumentar sua TMB precisa ganhar massa muscular, realizar uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e perder peso de forma adequado.

Em contrapartida a isso, uma dieta muito restritiva, a idade, o peso e problemas hormonais podem fazer com que diminua sua taxa metabólica basa.

Calculadora de Taxa Metabólica Basal (TMB)

Para simplificar a sua vida, você poderá utilizar a calculadora de taxa metabólica basal. Para isso, basta seguir esses passos:

  1. Informe se você é homem ou mulher;
  2. Seu peso;
  3. Sua idade;
  4. Clique em calcular.

Os resultados aparecerão nos demais campos!

Calculadora de Taxa Metabólica Basal (Método Harris-Benedict)
cm
anos
Calcular
Calcular Taxa Metabólica Basal (TMB): Calculadora
4 (80%) 7 vote[s]


Leave a Reply