Calcular rota de viagem – Como fazer de forma simples

Calcular rota de  uma viagem é fundamental para fazer um bom planejamento. É extremamente importante saber a distância e ainda por quais rodovias será necessário trafegar, fazendo com que essa etapa do planejamento torne-se uma das mais importantes de qualquer viagem, seja ela para passeio ou negócios.

E se você pensa que a melhor solução é traçar uma linha reta no mapa entre o ponto de partida e chegada, está muito enganado. Existem muitas fórmulas que facilitam esse trabalho e alguns sites fazem isso de maneira automatizada, gerando informações como o gasto de combustível e o tempo que será necessário para percorrer o trajeto.

Como calcular rota de viagem?

Para calcular rota de uma viagem, você deve traçar o caminho mais curto (ou o mais viável) entre o ponto de partida e de chegada. Essa linha nunca será reta, tendo em vista que o ponto de referência são as rodovias.

Mesmo os aviões, não fazem as rotas em linha reta, portanto, é preciso utilizar alguns cálculos mais elaborados.

Para calcular uma viagem de carro, uma das melhores soluções é o site Mapeia, em que é possível posicionar o ponto de origem e o destino, além de cálculos secundários como o gasto com gasolina e pedágios. A plataforma é muito intuitiva, gratuita e não é preciso baixar nada. Basta inserir as informações no site que a rota será gerada automaticamente. E se você quiser seguir caminhos alternativos, basta mudar a posição do trajeto que o sistema faz o cálculo automaticamente.

calcular rota de viagem

Esse é um dos sites mais completos entre os gratuitos. Além disso, você pode utilizar opções tradicionais como o Google Maps e aplicativos específicos, que substituem o GPS e fazem todo o informativo da viagem.

Uma boa forma de utilizar é fazer o planejamento pelo Mapeia, que vai dar muitas informações fundamentais. Depois disso, você faz a rota por um aplicativo específico ou um GPS, fazendo com que a viagem seja muito mais segura.

Calcular rota para motociclista

E para quem gosta de viajar de moto, existe um aplicativo específico e com funcionalidades exclusivas para motoqueiros. Com o MotorTrip, você pode planejar suas viagem e ainda compartilhar com os amigos, sendo que o aplicativo funciona quase como uma rede social, possibilitando interação entre os usuários e ainda a sinalização de acidentes e acontecimentos do tipo.

Todos esses cálculos são muito precisos e você pode seguir sem medo. No entanto, em casos de acontecimentos como acidentes e problemas do tipo, não hesite em mudar a rota e buscar caminhos alternativos, tendo em vista que o tempo perdido em filas e o combustível que isso consome, possibilita que um caminho mais longo seja uma opção até mesmo mais viável.

Conclusão

Evite viajar “no escuro”. Sempre que possível, faça o planejamento das rotas, busque os melhores caminhos e evite imprevistos no trânsito. Durante a viagem, pratique a direção defensiva e faça com que a experiência seja a melhor e mais segura possível.

Caso tenha dúvidas sobre como calcular a rota de uma viagem, deixe-as nos comentários que rapidamente esclareceremos para você.

Calcular rota de viagem – Como fazer de forma simples
5 (100%) 2 votes

Leave a Reply