Calcular Quilometragem: Conheça Todas as Formas

Você sabe quanto de combustível é gasto para cada quilômetro rodado no seu veículo? É uma informação importante quando o assunto é economia, Veja como calcular quilometragem de um jeito bem simples.

O cálculo da quilometragem pode ser muito útil, seja para controle financeiro, quanto para descobrir qual combustível rende mais. Também é uma forma de descobrir a qualidade do combustível do posto de gasolina que você costuma frequentar logo ao calcular a quilometragem você pode descobrir sobre isso.

Nos próximos tópicos serão abordadas diferentes situações em que você pode calcular quilometragem. Mas fique atento, o cálculo da quilometragem varia conforme o terreno que o seu veículo irá percorrer. Portanto, faça cálculos quando estiver na cidade ou quando for pegar a estrada.

Como Calcular Quilometragem Por Litro

A primeira coisa que você precisa fazer para calcular quilometragem é encher o tanque. Feito isso, zere a quilometragem do seu veículo. Se você não tiver a opção de zerar, anote a quilometragem do veículo no momento do abastecimento.

Depois de abastecer, siga com a sua rotina e utilize seu veículo normalmente. Na sua próxima visita ao posto de gasolina complete o tanque novamente. Acompanhe pela bomba de combustível quantos litros foram necessários para completar seu tanque, e anote.

calcular

Agora é o momento do cálculo, confira a quantidade de quilômetros rodados do seu veículo. Atenção, se você não zerou a quilometragem, subtraia a quilometragem do primeiro abastecimento da quilometragem do segundo abastecimento.

Tendo a quantidade de quilômetros rodados em mãos, divida os quilômetros percorridos pela quantidade de litros necessários para completar seu tanque.

Por exemplo:

  • Se seu veículo rodou 300 km e você precisou de 20 litros para completar o tanque, o consumo do seu veículo é 15 quilômetros por litro.

O rendimento do combustível vai variar, dependendo da fonte utilizada, ou seja, gasolina comum, gasolina aditivada, diesel ou etanol. Outras características também irão alterar a média de consumo como do terreno percorrido, da calibração dos pneus e também da velocidade do seu veículo, quanto mais aceleração, mais combustível é gasto.

Portanto, você pode utilizar esse cálculo não só para conhecer seu veículo, mas, para determinar qual o combustível é mais eficiente.

Como Calcular Quilometragem Por Hora

Calcular quantos quilômetros são rodados por hora é, na verdade, fazer o cálculo da velocidade média. Quando dirigimos, variamos a velocidade do nosso veículo de acordo com o terreno, com as normas de trânsito.

Mas é possível determinar a velocidade média que utilizamos durante o trajeto. Digamos que você vai viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro. Antes da viagem zere a quilometragem do seu veículo, ou então, anote-a.

 

Registre o tempo que você levou para finalizar o trajeto e, confira a quantidade de quilômetros rodados. Por exemplo, você levou 6 horas para percorrer 445 km (distância Rio – São Paulo).

Para calcular quilometragem por hora divida os quilômetros rodados pelo tempo gasto para percorrê-los. No exemplo (445/6), a velocidade média do veículo foi 74 km/h.

A velocidade não é o que interfere diretamente no consumo de combustível do seu veículo. Mas sim, a variação da velocidade, ou seja, a aceleração. Quanto mais você acelera, mais combustível seu veículo consome.

Portanto, o ideal é que em viagens você tente guiar seu veículo em velocidade relativamente constante.

Como Calcular Quilometragem Por Litro de Gasolina

Sabemos que o preço da gasolina tem oscilado e aumentado bastante nos últimos anos. Portanto, é útil saber quanto o nosso veículo consome desse líquido caro.

Tendo consciência do consumo, podemos pensar em maneiras de economizar. Bem como nos planejar com maior propriedade na hora de fazer uma viagem. Pois saberemos exatamente quantos litros de gasolina iremos precisar.

Também é válido traçar um comparativo entre o desempenho do seu carro (km/L) com a gasolina comum, e a gasolina aditivada. A fim de definir se o maior investimento na hora de abastecer te garante mais desempenho.

como calcular quilometragem por litro

Calcular quilometragem por litro de gasolina segue o mesmo raciocínio explicado no primeiro tópico:

  • Vá até o posto de gasolina;
  • Encha o tanque;
  • Anote a quilometragem;
  • Siga sua rotina normalmente;
  • Reabasteça;
  • Anote a quantidade de litros utilizada para completar o tanque;
  • Subtraia as quilometragens;
  • Divida a quilometragem pelos litros de gasolina.

Como Calcular Quilometragem de Uma Cidade a Outra

Agora você já sabe como calcular o consumo de combustível do seu veículo. Portanto, pode realizar suas próximas viagens com maior planejamento. Porém, para isso é necessário calcular a quilometragem entre as cidades que você irá viajar.

Felizmente, você não precisa mais fazer cálculos cartográficos para determinar a distância entre cidades no mapa. Existem diversas ferramentas online que podem calcular quilometragem para você.

Na internet e em aplicativos para celular você pode descobrir a distância entre as cidades, seja de carro, moto ou ônibus.

Exemplo: A distância que você precisa percorrer é 500 km. Seu veículo percorre 15 km com 1 litro de combustível. Logo, você precisará de 33,33 L de combustível (500/15).

como calcular quilometragem

Como Calcular Quilometragem de Moto

O processo para calcular quilometragem por litro em motos segue o mesmo passo a passo já mencionado nesse artigo. Encha o tanque e anote a quilometragem. É recomendável que você percorra pelo menos 100 km antes de reabastecer.

Quando for à hora de reabastecer, complete o tanque. Subtraia a quilometragem inicial da final, e divida pelo volume de combustível utilizado para completar o tanque.

Aproveite e saiba mais:

É importante ter em mente que o consumo de combustível na sua moto irá variar. Tal variação ocorre em função do terreno percorrido (estrada asfaltada, estrada de terra, curvas em excesso etc.), calibragem dos pneus, velocidade de deslocamento, aceleração, vento frontal e quantidade de passageiros.

Mas você pode calcular a quilometragem por litro em diferentes situações e, dessa forma conhecer o real desempenho do seu veículo.

calcular quilometragem

Como Calcular Quilometragem em Reais

Por fim, o cálculo da quilometragem também pode ser utilizado para programar seu orçamento. Tendo consciência do seu consumo mensal, a partir dos dados de quilometragem por litro, é possível estimar o seu gasto total com combustível.

Dessa forma, você poderá repensar a utilização do seu veículo. E se planejar para atingir o maior desempenho com menor gasto.

Seguindo o exemplo, já mencionado nessa postagem, imaginemos que seu veículo faça 15 km/L. Logo, para andar 15 km diários você precisará gastar o valor de 1 Litro de gasolina (que atualmente está por volta de R$4,35).

Digamos que o seu deslocamento mensal – entre trabalho, lazer e viagens – seja de 450 km. Para calcular quilometragem em reais, precisaremos dividir o deslocamento total pelo número de quilômetros que o seu veículo faz com 1 litro (450/15).

O resultado dessa operação é sobre 30, ou seja, o seu veículo precisa de 30 litros de combustível para deslocar-se por mês. Agora é só multiplicar esse valor pelo preço do combustível. O quociente final representa seu gasto mensal com combustível (30  x 4,35 = R$ 130,50).

Calcular Quilometragem: Conheça Todas as Formas
Gostou? Deixe seu voto.

Leave a Reply