Calcular o Valor de X: Aprenda aqui

Se tem alguma dificuldade em matemática, provavelmente deve tanto se perguntar como calcular o valor de x que sempre aparece nos problemas matemáticos e nas equações. A matemática para muitos é uma pedra no sapato, mas veja aqui de maneira simples em dois métodos como calcular o valor de x em dois métodos.

O site Calculo Exato.Net sempre preocupado com as diversas questões envolvendo o calculo, resolveu também fazer este passo a passo para você aprender a calcular o valor de x.

Sempre temos que lidar, em alguma parte de nossas vidas, com esse tema da matemática. Quando estamos na escola, sempre nos questionamos sobre a eficiência e aplicação de uma determinada fórmula, e como ela se aplicará em nossas vidas. E, infelizmente ou felizmente, a resposta é que sim, nós vamos utiliza-las.

O principal problema da matemática, não é fazer contas básicas, como adição, subtração, divisão ou multiplicação. O problema está no momento em que essas respectivas contas se encontram compostas por letras e números juntos, para fazer um paralelo geral com o nosso dia a dia (que acaba nos confundindo mais ainda).

Como entendemos sua dor, decidimos lhe mostrar dois dos variados métodos de se lidar com o calculo do valor do X em uma conta algébrica. Na verdade, há outros métodos diferentes que podem ser aplicados no momento de resolução. Porém, a seguir, mostraremos os que consideramos mais fáceis. Confira!

Pode interessar aprender também sobre – Como fazer equação

Calcular o Valor de X

Método 1 – Calcular o Valor de X: Equação Linear Básica

Como explicamos acima, há outras maneiras de se resolver as equações que em sua fórmula contém o X. A primeira coisa que você tem de saber antes de resolver a próxima fórmula é que: Seja em questões de subtração, adição, divisão ou multiplicação, você sempre deve isolar a Incógnita (x). E esta, deve estar em apenas um lado (oposto aos outros) da equação.

Confira a seguir o exemplo:

Para prosseguirmos com essa equação, é necessário que você saiba o modo de resolução básico das expressões. Ou seja, a ordem correta para resolução é:

  1. Parênteses;
  2. Multiplicação/divisão;
  3. Adição/subtração.

Sabendo disso, vemos que devemos resolver, primeiramente, os expoentes de nossa equação, que no caso será igual a 4, como podemos ver a seguir.

Agora, seu objetivo é aplicar a regra de ordem nos parênteses. Logo, deve fazer a distributiva do 4 para os valores inseridos nos parênteses (x + 3). Ou seja, . Ficaremos então com o seguinte resultado:

Agora que terminamos nossa ordem, segundo as regras, devemos passar para o próximo passo, que é resolver os problemas de adição e subtração que restaram.

Lembrando que o X estará isolado, vamos deixar para resolve-lo no final da equação. Por hora, some 12 com 9 e subtraia seu resultado (21) por 5.

Obteremos o seguinte resultado:

Trocando o resultado de 32 por 4x, podemos obter a equação final  Deito isso, você deve isolar a variável. Ou seja, dividir os dois lados pelo divisível comum (no caso, 4) e logo encontrará a seguinte resolução:

Resultando em:

x = 4

Pronto, consegui entender! Acabamos? Não!

Agora, tudo o que você tem de fazer é encaixar o valor de X na equação inicial, que citamos acima. Vamos ver!

Equação original:

Equação com valor de x encontrado:

Agora sim, podemos efetuar o cálculo como se fosse uma equação simples do ensino fundamental. Vamos lá!

Siga agora, a ordem correta das soluções de expressão, que no caso são os parênteses.

Encontre o valor 4 no expoente.

Distribua o resultado do expoente pelo resultado dos parênteses.

28 + 9 – 5 = 32

Conclua o raciocínio e encontre o resultado.

37 – 5 = 32

Vídeo cálculo do valor de x: Razão e proporção

Método 2 – Calcular o Valor de X: Usando Frações

Neste método, vamos utilizar as frações ao nosso favor. Se você teve dificuldades em entender o método anterior, aconselhamos que preste bem a atenção neste, pois ele o ajudará muito em equações futuras.

A primeira coisa que deve fazer é transcrever a equação do problema e observa-la. Veja a seguir.

 

Visto como é a equação e entendendo-a, você deve agora efetuar a chamada multiplicação cruzada. Como fazer isso? Basta que você multiplique o denominador de uma fração pelo numerador da próxima fração. Em outras palavras, deve multiplicar as linhas diagonais de ambas frações. Como podemos demonstrar a seguir:

Deste modo, você alinhará o denominador de valor 6 pelo numerador de valor 2 e obterá o resultado de valor 12. A seguir, repita o mesmo método e multiplique o denominador da próxima fração, cujo valor é igual a 3. Pelo outro numerador cujo valor é igual a (x+3). O resultado será igual a 3x + 9, onde obteremos a seguinte equação algébrica:

3x  12 = 9

O próximo passo para o fim da operação é juntar os termos semelhantes. Ou seja, você deve reunir os termos na equação, que são constantes e subtrair os dois lados por 9. Assim, você obterá a seguinte equação:

Trocando os resultados, subtraindo e somando os respectivos valores, poderá então, obter o resultado final, que será igual a:

3x = 3

Sabendo que o melhor modo de prosseguir, é isolando o x, deve-se dividir todos os termos pelo coeficiente. Assim, obteremos a seguinte equação:

Agora que encontramos, finalmente, o valor de x, podemos retornar a equação inicial e aplicar seu valor real. Obtermos então que a equação real é:

Com o valor de x = 1, obtermos:

E então apenas seguimos o fluxo da equação e obtemos o seguinte resultado:

Gostou do artigo? Compartilhe!

Calcular o Valor de X: Aprenda aqui
4.9 (98.18%) 11 vote[s]


Comments (2)

  1. anapaulacavaolcante
    • Redação

Leave a Reply