Como é calculado índices do mercado de ações?

Os índice de ações (por exemplo, o S & P) são mercados financeiros baseados em pelo menos vários (e geralmente muitos) estoques individuais subjacentes (por exemplo, empresa XYZ , ABC etc.).

Enquanto os índices são independentes dos próprios mercados financeiros, os valores dos índices de ações são calculados usando os preços de suas ações individuais subjacentes, mas nem sempre usando o cálculo mais direto.

Este é um assunto um tanto quanto complexo. Por isso, vamos facilitar esse assunto, para que você que já conhece índices saiba como eles são calculados, e você que nem mesmo sabe o que são índices, aprenda hoje.

Vamos começar:

Primeiramente, o que é o S & P?

O Standard & Poor’s 500 Index (conhecido comumente como S & P 500) é um índice maior e mais diverso do que o DJIA. Composto por 500 das ações mais negociadas nos EUA, representa cerca de 80% do valor total dos mercados de ações dos EUA. Em geral, o índice S & P 500 dá uma boa indicação de movimento no mercado dos EUA como um todo.

Como o índice S & P 500 é ponderado pelo mercado (também conhecido como ponderado pela capitalização), todas as ações do índice são representadas proporcionalmente à sua capitalização de mercado total. Em outras palavras, se o valor total de mercado de todas as 500 empresas do S & P 500 cair 10%, o valor do índice também cai 10%.

Um movimento de 10% em todas as ações do DJIA, em contraste, não necessariamente causaria uma mudança de 10% no índice. Muitas pessoas consideram que a ponderação de mercado usada no S & P 500 é uma medida melhor do movimento do mercado porque duas carteiras podem ser mais facilmente comparadas quando as mudanças são medidas em porcentagens em vez de valores em dólar.

O índice S & P 500 inclui empresas em diversos setores, incluindo energia, industrial, tecnologia da informação, saúde, finanças e bens de consumo.

índice de ações

Cálculo do Índice de Ações Diretas e Indiretas

Como um exemplo de cálculo direto do índice de ações, um índice de ações pode consistir em vinte e cinco ações individuais subjacentes, cujos preços poderiam simplesmente ser somados (por exemplo, preço do estoque # 1 + preço do estoque # 2 + … = preço do índice de ações) para calcular o preço do índice de ações.

Um índice de ações pode consistir em vinte e cinco ações individuais subjacentes, cujos preços são somados e depois divididos por vinte e cinco (o número de ações individuais subjacentes). o resultado é multiplicado pelo volume de negócios médio de cada uma das ações individuais subjacentes (ou seja, o valor financeiro da negociação de cada ação individual), que são então somados para criar o preço ponderado do volume de negócios do índice de ações.

Veja também:

Alguns estoques são muito mais do que outros

Uma das diferenças significativas entre um índice de ações calculado diretamente e um índice de ações calculado indiretamente é o valor (como em importância, não o valor financeiro) que é dado a cada ação individual subjacente.

Para um índice de ações calculado diretamente, os estoques individuais subjacentes são avaliados (ou seja, ponderados) igualmente (cada ação individual subjacente é tão importante quanto todas as outras ações individuais subjacentes).

Para um índice de ações calculado indiretamente, os estoques individuais subjacentes são avaliados (ou seja, ponderados) desigualmente (alguns dos estoques individuais subjacentes são mais importantes (têm mais efeito sobre o preço do índice de ações) do que alguns dos outras ações individuais subjacentes).

Ações individuais

As ações individuais subjacentes que são consideradas mais importantes terão um efeito maior sobre o movimento de preço do índice de ações do que as ações individuais subjacentes que são consideradas menos importantes.

Por exemplo, uma ação individual subjacente que tenha o dobro do volume de negócios de outra ação individual subjacente terá o dobro do efeito sobre o movimento de preço de um índice de ações ponderado pelo volume de negócios.

Embora cada aumento de um ponto no preço do estoque individual subjacente mais importante possa fazer com que o preço do índice de ações aumente em um ponto, cada aumento de um ponto no preço do estoque individual subjacente menos importante pode causar o preço do índice de ações para aumentar em apenas meio ponto ou até menos.

Aprender como um índice de ações é calculado pode melhorar sua negociação

Aprender como um índice de ações é calculado, ou mais especificamente saber quais ações individuais subjacentes são as mais importantes para o cálculo do índice de ações, pode ser útil para negociar o próprio índice de ações e para negociar as próprias ações individuais subjacentes.

Por exemplo, um trader que está considerando uma negociação longa no índice de ações XYZ poderia analisar as ações individuais subjacentes que são consideradas importantes para o índice de ações XYZ para determinar se elas estão de acordo com o comércio longo.

Se as importantes ações individuais subjacentes estivessem de acordo com o longo comércio (ou seja, se os estoques individuais subjacentes também fossem otimistas), então isso seria uma confirmação muito boa do longo comércio, mas se os subjacentes importantes estivessem em desacordo com o longo comércio (se os estoques individuais subjacentes fossem de baixa), então isso poderia ser uma negação (ou pelo menos uma advertência contra) do longo comércio.

Como é calculado o índice de ações XYZ?

Cada índice de ações é calculado de acordo com seu próprio cálculo, que pode variar de relativamente simples a bastante complexo (como mostrado nos exemplos acima). O cálculo usado para um determinado índice de ações geralmente está disponível no site da bolsa que fornece o índice de ações.

Encontre o melhor índice para você

Encontre um índice do mercado de ações adequado aos seus objetivos de investimento. Os índices S & P 500 seguirão um padrão cíclico conforme a economia cresce e se contrai. Alguns investidores preferem esse padrão, pois acreditam que a economia segue um padrão geralmente previsível.

Outros preferem investimentos mais voláteis com o potencial de um grande retorno e estão dispostos a correr mais riscos. Esses investidores escolheriam um índice do mercado de ações que segue ações de tecnologia ou mercados emergentes.

Compare seus investimentos com o índice que mais se assemelha ao seu perfil de investimento. Entender os diferentes índices ajudará você a entender como medir o desempenho de um estoque.

Atenção

Por fim, é importante ressaltar que existem vários índices quando estamos falando do mercado de ações. Hoje demos ênfase à apenas um índice para que você entenda como eles funcionam.

Mas não fique restrito apenas à esse conhecimento, agora você já conhece um índice, busque por outros e torne-se um investidor de sucesso.

Como é calculado índices do mercado de ações?
5 (100%) 2 votes

Leave a Reply