Calcular IMC Feminino: O que é, Tabela

Calcular IMC feminino – Existem muitas formas pelas quais é possível avaliar e definir quais são as condições físicas atuais de uma pessoa.

Apesar da grande quantidade de índices que tem esse objetivo em comum, o mais conhecido deles é o IMC, o Índice de Massa Corporal que é, atualmente e reconhecidamente, o índice mais simples, direto e conhecido entre os profissionais da área da saúde.

O que é IMC?

O IMC, sigla para índice de Massa Corporal, é um índice que é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

O IMC é um índice que tem a função de determinar quais são as faixas de índice que indicam se uma pessoa está ou não dentro do peso que é considerado ideal, de acordo com a sua altura e o seu peso, que são informados no momento do cálculo.

Entre os profissionais da área da saúde que mais utilizam o IMC nas atividades rotineiras da profissão, estão os nutricionistas e os educadores físicos que gostam de realizar o cálculo do IMC em seus respectivos pacientes e alunos.

Tanto os nutricionistas, quanto os educadores físicos, incluindo personal trainers, calculam o IMC de seus clientes para identificarem possíveis problemas no peso de uma pessoa.

O IMC é um método que predomina a preferência de muitos profissionais da saúde também por que o seu cálculo é bastante simples e não exige muito tempo ou informações para ser feito.

Assim, eu pouco tempo, é possível saber se o IMC de determinada pessoa está dentro do esperado ou não. É como um cálculo instantâneo que pode ser feito, inclusive, pela própria pessoa.

A base do IMC é o fato de que ele estabelece que há um peso ideal que você deve ter conforme a altura do seu corpo. Existe, então, uma faixa de peso ideal para cada altura.

IMC feminino

Veja também:

Como Calcular o IMC Feminino

Dadas as considerações anteriores, é a partir de um cálculo simples que exige apenas o seu peso e a sua altura como informações que o IMC  feminino é calculado.

Nesse cálculo, é encontrado um valor. E esse valor corresponde ao seu Índice de Massa Corporal.

Para calcular o IMC, é preciso usar a seguinte fórmula:

IMC = seu peso em quilos (kg) / (altura em metros (m) * altura em metros (m))

Ou seja, o IMC é o equivalente ao seu peso em quilos dividido pelo produto da sua altura. O valor encontrado da fórmula acima corresponde ao seu índice de massa corporal.

Por exemplo, uma pessoa que pesa 65kg e tem uma altura de 1.70m, possuo o IMC equivalente ao seguinte valor:

IMC = 65 / (1,70 * 1,70) = 65 / 2,89 = 22,50

No exemplo acima, o indivíduo está dentro do peso que é considerado normal para a sua altura. Ou seja, dentro do que o IMC entende como índice ideal

Faixas do IMC

A Organização Mundial da Saúde, a OMS, estabeleceu algumas faixas de IMC feminino para que seja possível descobrir se uma pessoa está com o peso ideal ou não.

Para facilitar essa descoberta, após fazer o cálculo do seu IMC, é interessante que verifique a tabela a seguir para saber em qual destas faixas você se encontra.

A partir destas faixas do IMC, também se pode descobrir se a pessoa está abaixo do peso ideal ou acima do peso ideal.

Calcular IMC Feminino: O que é, Tabela
1.5 (30.67%) 15 votes

Leave a Reply