Como calcular idade de cachorro? Proporção por raça

Sabe como calcular idade de cachorro? Há muito tempo, o conhecido método de multiplicar os anos de vida do cão por 7 foi é usado, por mais que outras teorias tenham sido levantadas e até mesmo um estudo realizado para chegar a um resultado mais preciso, muitas pessoas ainda acredita que essa seja a forma correta. No texto a seguir, conheça essa maneira mais objetiva de realizar o cálculo de idade do seu cão:

Qual é a forma de calcular idade do cão de acordo com o porte?

Conforme citado, o senso comum aponta a multiplicação da idade dos anos de vida do cachorro por 7 para chegar a seus verdadeiros “anos-caninos”. No entanto, há alguns anos, a rede BBC realizou um estudo, onde se chegou a conclusão de que outras questões estão relacionadas com a idade dos cães e devem ser consideradas para o cálculo, como o porte e a raça.

Confira como calcular idade de cachorro de maneira simples e prática.

Como calcular idade de cachorro

Nos dois primeiros anos de vida, a multiplicação deve ocorrer da seguinte maneira, de acordo com o porte:

Pequeno: multiplicação de cada ano por 12,5;

Médio: multiplicação de cada ano por 10,5;

Grandes: multiplicação de cada ano por 9.

Para saber adequadamente qual é o porte do seu cachorro, caso esteja na dúvida, normalmente considera-se cães pequenos até 9 kg, médios entre 10 e 23 kg, já os cães grandes, ficam acima de 24 kg. Por exemplo, seguindo esse método proposto pela BBC, um cachorro de 2 anos, de porte médio, ao realizar o cálculo, chega-se ao número 23, que seria sua “idade canina”.

Com os cálculos, é possível perceber que as raças menores atingem a maturidade de forma mais precoce quando comparada com as outras. As raças maiores, muito pelo contrário, demoram para amadurecer, porém, envelhecem com mais rapidez.

Exemplo de como calcular idade de cachorro

Um grande exemplo para entender esse cenário, é de três raças distintas, incluindo no seu porte, o chihuahua a partir do terceiro ano de vida tem mais a multiplicação de cada ano por 4,87, o labrador retriever de cada ano por 5,74, já o pastor alemão, de cada ano por 7,84. Dessa forma, aos 10 anos de idade, cada um apresenta em torno de 56, 60 e 66 anos “caninos”, respectivamente.

Embora existam tabelas que calculam de acordo com a raça, apontando que os animais mestiços apresentem 1,22 ano a mais do que os de raça, outras formas do método levam em consideração apenas o porte do animal.

Apesar dos fatores apresentados, ainda há certa escassez de informações em torno da razão de algumas raças, como os Beagles, irem contra a lógica que se refere ao tamanho, já que a raça apresenta um envelhecimento mais precoce do que é observado em outros animais de seu porte.

Tabela de idade do cão em relação a idade humana

Confira quantos anos tem seu cão em relação a idade humana, mas esta tabela não é tão exata é algo empírico, não há uma tabela exata, algumas raças  vivem mais que outras, sabemos que as raças menores, ou seja, de cachorros pequenos têm mais tempo de vida, Mas a tabela serve como curiosidade.

Idade do cão
Idade humana
6 meses 5 anos
8 meses
9 anos
12 meses
14 anos
18 meses
20 anos
2 anos 24 anos
3 anos 30 anos
4 anos
40 anos
5 anos 42 anos
6 anos
49 anos
7 anos 49 anos
8 anos 56 aanos
9 anos 63 anos
10 anos 65 anos
11 anos 71 anos
12 anos 75 anos
13 anos 80 anos
14 anos 84 anos
15 anos 87 anos
16 anos 90 anos

Conclusão

De forma geral, é preciso levar em consideração que cada raça tem uma velocidade diferente ao longo dos anos, incluindo as etapas da juventude, vida adulta e até o alcance da velhice.

No entanto, aponta-se que de fato, as raças pequenas vivam mais anos após atingirem a idade adulta, enquanto os de raças maiores, vivem em torno de 5 anos (idade humana).

Espero que tenha gostado do artigo sobre como calcular idade de cachorro, se gostou, compartilhe!

Como calcular idade de cachorro? Proporção por raça
4.5 (90%) 2 votes

Leave a Reply