Calculadora Tesouro Direto: Simulador e Rentabilidade

A Calculadora Tesouro Direto é uma excelente ferramenta para os que desejam uma breve análise dos possíveis rendimentos das aplicações no Tesouro Direto. Ela permite o cálculo de grupos de títulos do Tesouro Direto que são Tesouro Prefixado, Tesouro Selic, Tesouro IGPM e Tesouro IPCA. É importante a simulação de cada uma deles antes de comprar.

Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o Tesouro Direto antes recomendamos a leitura do artigo Como investir no Tesouro Direto. Lá vai entender o funcionamento básico, aprender como começar a investir e os principais pontos de vantagens em relação a outros investimentos.

No presente artigo será abordada uma breve descrição para evidenciar a diferença entre os títulos do Tesouro Direto, como utilizar a Calculadora Tesouro Direto da Fazenda e também como funcionam os cálculos da calculadora com vários exemplos.

Títulos do Tesouro Prefixado

Os títulos do Tesouro Prefixado são aqueles que têm um valor exato na data de vencimento. Entenda por valor exato um valor que não está sujeito a flutuações de outras taxas como IGPM, IPCA  e Selic. O Tesouro Prefixado está disponível em duas formas: LTN e com juros semestrais, NTN-F. Ele é uma boa escolha quando estima-se que a rentabilidade dele será maior que as taxas IGPM ou Selic. Os outros três, IPCA, IGPM e Selic são denominados títulos pós-fixados.

O Tesouro Prefixado LTN é como se fosse um empréstimo simples onde seu investimento fica trancado por um tempo e no final, no vencimento, recebe o valor investido mais a rentabilidade no período. Já o Tesouro Prefixado NTN-F realiza o pagamento da rentabilidade a cada seis meses e no fim é recebido o valor inicial investido. Em poucas palavras o LTN paga a rentabilidade apenas no vencimento e o NTN-F pagamentos semestrais da rentabilidade.

Títulos do Tesouro Pós-fixados

Os títulos Pós-fixados são corrigidos por indexadores que podem ser a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) que está atrelada a taxa básica de juros, ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) e IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) que estão relacionados a inflação. Vamos conhecer agora quais tipos de títulos estão disponíveis para cada um deles.

Tesouro Selic LFT é indicado quando é esperada uma elevação da taxa Selic. A taxa Selic é pouco volátil, ou seja, tem poucas alterações e dessa forma é indicada para os que são mais conservadores que não querem ter risco de perda. Tem fluxo de pagamento simples que é um único pagamento do valor investido junto com a rentabilidade no vencimento do título.

Os Tesouros IGPM NTC-C e IPCA NTN-B estão ambos relacionados com índices de inflação que resultam em seus nomes e tem pagamento semestral da rentabilidade. Já o IPCA NTN-B Principal é fluxo de pagamento simples. É importante destacar que a calculadora que apresentaremos a seguir não dispõe do título relacionado ao IGPM em fluxo de pagamento simples e, assim, é o único dos títulos que não tem fluxo de pagamento simples.

Como usar a Calculadora Tesouro Direto

A calculadora do Tesouro Direto é uma importante ferramenta financeira para os iniciantes. Nela é possível fazer algumas estimativas que podem auxiliar na escolha do título. Além disso é uma ferramenta do Tesouro da Fazenda e por isso pode ser confiada.

Destacamos sobretudo que trata-se de uma calculadora que simula os valores e então é preciso conhecer os valores de taxa como Selic, IGPM, IPCA, taxa de compra, taxa de administração, entre outras.

Dizemos isso pois algumas dessas taxas flutuam constantemente e quando inserimos os valores na calculadora tesouro direto estamos fixando o valor, impossibilitando flutuações. Então é importante que saiba que essa fixação na flutuação não a torne tão confiável. Apesar disso é excelente para os que desejam saber como funcionam as taxas e conhecer a melhor opção para o perfil investidor.

simulador tesouro direto

Depois de entrar no link recomendado é preciso preencher as informações que sempre vão estar presentes que são o Título, Data da Compra, Data do Vencimento, Valor investido, Taxa do Papel na Compra e Taxa de administração.

Alguns deles pode exigir a taxa ou índice relacionado como Selic, IGPM ou IPCA. Depois de preenchido basta clicar em calcular. Veja abaixo o resultado de nossa simulação com os valores apresentados na figura anterior.

Resultado da Simulação do Tesouro Prefixado

Como colocamos 10 anos (3645 dias), valor investido de R$ 1.000,00 tivemos uma rentabilidade bruta de 4,90%. A rentabilidade bruta é o valor sem descontos como taxa de administração, taxa de custódia do resgate, taxa de administração do resgate e alíquota do imposto de renda.

As taxas de administração são referentes às instituições contratadas para intermediação do serviço que podem ser bancos ou corretoras habilitados para realizar a transação de títulos. O imposto de renda é pago sobre a renda, ou seja, percentual do valor investido.

Desafio

Como visto anteriormente os números mais importantes são a rentabilidade líquida após as taxas e IR (a.a) e o valor líquido do resgate. O lucro do investimento é o valor líquido do resgate menos o valor investido líquido. Agora um desafio.

Qual deve ser a taxa do Papel na Compra (%a,a) para ter rentabilidade líquida de 0% usando o título Tesouro Prefixado LTN, em 5 anos com valor investido de R$ 5.000,00 e taxa de administração de 2%?

Calculadora Tesouro Direto: Simulador e Rentabilidade
5 (100%) 3 vote[s]


Leave a Reply