Calculadora do Cidadão: Como funciona

A calculadora do cidadão é um serviço facilitador criado pelo governo para auxiliar os cidadãos a descobrirem resultados de cálculos realizados no dia a dia. Por exemplo, quando você faz um financiamento, um investimento, etc. Vamos ver abaixo como funciona a calculadora e quais são os serviços que você tem à disposição.

O que é a calculadora do cidadão?

A calculadora é um serviço do Banco Central do Brasil onde é possível realizar cálculos simples como rendimento de poupanças, valor final de financiamento, etc. Você pode tirar dúvidas sobre cálculos necessários no seu dia a dia, facilitando a compreensão. Para ser possível realizar esse cálculo, é preciso ter algumas informações como prazo de financiamento e taxas de juros.

 

Como funciona a calculadora do cidadão

Para acessar a calculadora, é necessário entrar no site do Banco Central ou instalar o aplicativo da Calculadora do Cidadão no seu smartphone ou tablet, estando disponível tanto para IOS quanto para Android e Windows Phone.

Para saber o resultado, você precisa preencher todos os campos disponíveis, menos o que você quer descobrir o valor. Vejamos um exemplo abaixo:

Se você deseja comprar um carro que custa 22 mil reais e para isso, decidiu fazer um financiamento de 60 meses, com prestações de 600 reais. Nesse caso, você não sabe qual será a taxa de juros da operação. Para descobrir, você acessa a calculadora e preenche com todos os valores que sabe: número de meses, valor da prestação e valor financiado. Depois é só clicar em Calcular para descobrir a taxa de juros.

Conheça outras cálculos financeiros

Calculadora do Cidadão

Quais os tipos de cálculos?

Existem cinco tipos de cálculos que você pode realizar com a calculadora do cidadão, vamos ver abaixo como funciona cada um deles.

Cálculo de aplicação: O objetivo desse cálculo é descobrir aproximadamente quanto dinheiro gerará no futuro se você aplicar um determinado valor todo mês.

Cálculo de financiamento: Você calcula qual será o valor final de um financiamento com prestações fixas.

Cálculo do valor de um futuro capital:  Se você possui um investimento com taxas fixas, com este cálculo é possível descobrir, em média, quanto renderá depois de um período determinado.

Cálculo de correção de valores: O objetivo é atualizar uma quantia de acordo com o índice de rendimento de uma poupança, da inflação, etc.

Cálculo do rotativo do cartão de crédito: Você calcula os custos de pagar apenas uma parte da fatura do seu cartão, mais conhecido como o rotativo de crédito.

Cuide na hora de digitar os valores

Os cálculos são realizados a partir dos valores que você disponibiliza a calculadora, por isso, cuide na hora de digitar os números. Caso você coloque algum valor errado, o resultado também será incorreto e isso pode atrapalhar as suas finanças.

A calculadora do cidadão é uma ótima alternativa se você está planejando investir ou fazer um financiamento, já que com ela é possível tirar dúvidas sobre os valores que vão resultar das suas transições. Baixe o aplicativo ou entre o site do Banco Central do Brasil para acessar a ferramenta.

Calculadora do Cidadão: Como funciona
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply