Reforma da previdência social: como vai acontecer?

Reforma da previdência social – Uma das questões mais importantes dos últimos tempos é a reforma da previdência social que pode afetar as pessoas no Brasil inteiro, nas mais variadas formas, fazendo com que as pessoas tenham mais dificuldade para se aposentar ou se aposentem com valores menores.

Exatamente por isso é indispensável saber como esta reforma está sendo feita e o que vai efetivamente mudar nos próximos meses, sendo que ainda não é 100% de certeza de que todas as alterações entrarão em vigor, devido ao cenário político instável que enfrentamos.

Veja também:

Vamos falar sobre a reforma da previdência, o que ela altera e o que ela traz de alterações, entre outros detalhes indispensáveis em relação a uma quantidade razoável de informações para que você seja capaz de compreender e opinar adequadamente sobre estas mudanças.

O que é a reforma da previdência social e porque ela é necessária?

A reforma da previdência social é algo importante, porque a previdência está passando por problemas de orçamento muito sérios. Seguindo uma tendência natural das sociedades atuais, temos mais idosos e menos jovens contribuindo com a previdência, e com isso o INSS acumula rombos em suas contas que só crescem.

Com essa questão existe um esforço do governo de tentar modificar as regras da previdência para tentar estancar essa ferida. Com a reforma da previdência, que aumenta e dificulta os pré-requisitos para a aposentadoria, fazendo com que com menos benefícios sendo pagos, mais dinheiro fique no caixa do INSS.

Existem particularidades nos tipos de pensão que seriam afetados pela reforma da previdência social. As aposentadorias e pensões militares seriam mantidas fora da reforma, e os professores e outros profissionais de risco, como bombeiros e policiais, teriam programas de aposentadora específicos, com planos de carreira menos onerosos devido à periculosidade das carreiras.

 Reforma da previdência social

Finalmente, é importante compreender que todas estas alterações ainda estão em trâmite e ainda podem ser alteradas pelos deputados e senadores.

Quem será afetado após a reforma da previdência social?

É importante entender que, antes de tudo, esta reforma é o que chamamos de PEC (Pacote de Emendas Constitucionais). Esse tipo de emenda costuma ser um pouco difícil de ser aprovada, ainda mais quando modifica algo tão importante quanto a aposentadoria.

Acontece ainda que o cenário político atual anda cada vez mais complexo e muitos apontamentos  previsões já comentam que a chance de que a reforma da previdência social seja aprovada é muito pequena.

Ainda mais quando vemos que as propostas atuais estão atreladas a uma série de questões relacionadas ao INSS, que envolvem bancos e outras grandes empresas, além de outros detalhes.

Todas estas questões, quando vieram a público, e ainda mais associadas com o desejo do governo de também votar a reforma trabalhista, que é muito interessante para a comunidade empresarial, que possui grane influência no governo atual, assim como em anteriores.

Aprovação da Reforma da Previdência

Outro detalhe que faz com que pensemos sobre o quanto é praticamente impossível que esta reforma seja votada e aprovada é que ela foi sendo relaxada enquanto causava grandes quantidades de protestos em todo o país.

Da mesma forma, quando pensamos em todas as questões políticas vigentes no momento,vemos que o mais provável é que o INSS terá de se manter sem alterações até que o cenário político se torne novamente mais tranquilo.

Sendo assim, o recomendável é não acelerar o processo de aposentadoria por causa desta reforma, já que existirão, como sempre, regras de transição para as pessoas próximas de se aposentarem quando uma reforma deste calibre é aprovada.

Continue sempre informado conosco, pois traremos as melhores informações para você sobre as reformas da previdência e trabalhista, como agir em diversos casos e com planejar seu futuro e aposentadoria de forma inteligente e fácil, independente das mudanças da lei.

Reforma da previdência social: como vai acontecer?
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply