Empresa Falida o que fazer?

Um dos maiores medos de um funcionário é perceber que a empresa em que está empregado está passando por processo de falência. Diversos problemas relacionados a esse tipo de situação podem ser relatados, como a falta de pagamento de salários e benefícios e longas esperas para o recebimento dos direitos.

Veja também:

Cálculo adicional de insalubridade

Calcular multa FGTS

Sobre a questão de trabalhar em uma empresa falida, é importante entender como o processo ocorre juridicamente e quais são as suas preocupações e garantias frente à justiça. Vamos falar mais sobre essas questões e quais são as vantagens e problemas relacionados.

Você vai aprender inclusive quais são as mudanças que podem eventualmente ocorrer graças a reforma trabalhista, que tem algumas leis no tocante da falência das empresas.

O que fazer quando trabalho em uma empresa Falida?

Infelizmente é possível sentir quando a empresa está em processo de falência. Esse processo pode se alongar,mas você sente a quantidade de recursos diminuindo e a quantidade de problemas aumentando. Eventualmente quem trabalha com atendimento telefônico começa a receber ligações de empresas de cobrança, que também logo começam a chegar pelo correio.

O principal, neste caso, é ficar tranquilo. Existem das formas de encarar a situação neste caso:

  • Quando você acha que a empresa pode se recuperar: se a sua posição na empresa está interessante e você tem benefícios que não teria em outras empresas, pode ser que você tenha de suportar alguns sacrifícios para resolver esta questão de outra forma.
  • Quando você acha que a empresa não vai se recuperar: se você não tem nada de especial na empresa ou suspeita que ela não vai sair desta situação, o ideal é procurar outro emprego o quanto antes, mas sem fazer alarde na empresa. Verifique o mercado e veja se existe algo interessante para o seu perfil.

Essas duas atitudes precisam ser tomadas de forma ética, sem denegrir a empresa na qual se está trabalhando e sem prestar desserviço à imagem da empresa, deixado claro que as suas atitudes são motivadas pela falência da empresa, pois isto pode piorar ainda mais a situação dela.

O que é uma empresa falida juridicamente falando?

É indispensável entender o que é o processo de falência,já que isso é capaz de oferecer uma noção melhor para o seu diagnóstico sobre o que fazer na questão.

A falência de uma empresa não obrigatoriamente significa que ela está totalmente fechada e que não tem mais como funcionar.  Muitas empresas chegam à falência, e se recuperam, com investimentos externos e outras questões, algumas ainda são vendidas para outras pessoas e então recebem novo investimento.

A questão aqui é:a empresa, quando entra em falência, declara que tem mais dívidas do que patrimônio, e então entra em um processo jurídico de arrolamento de todos os seus pertences e desenvolve-se uma ordem, definida pela justiça, de pagamento das dívidas em questão.

No caso de você ainda ter valores a receber de uma empresa falida,é importante estar atento às decisões jurídicas que esta empresa está sujeita e qual o tipo de procedimento está sendo adotado para a situação.

Com essas dicas, você vai passar pela situação de ter trabalhado para uma empresa falida com muito mais tranquilidade. Em caso de dúvida, procure seu

Empresa Falida o que fazer?
5 (100%) 2 votes

Leave a Reply