10 Filmes Sobre Matemática para se ver na Netflix

Conheça os filmes sobre matemática para se entreter e se aprofundar na disciplina mais odiada e amada do mundo.

Que tal assistir aos filmes sobre matemática na Netflix, enquanto descansa dos cálculos no trabalho ou nos estudos?

Parece um convite estranho, mas tem sempre um filme que aborda os números de maneira mais interessante, tornando a tão odiada e amada matemática uma peça fundamental para o desenrolar de uma trama.

10 filmes sobre matemática na Netflix

Conheça os 10 filmes sobre matemática que você pode encontrar na Netflix e deixar o tédio – e o ódio – de lado! Lógico que na Netflix tem mais filmes com calculo matemáticos, mas abordamos estes 10 filmes que consideramos os melhores, mas gostaríamos que apontassem outros para podemos ampliar nossa lista.

10 filmes sobre matemática na Netflix

1. O Jogo da Imitação (2014)

O Jogo da Imitação traz a história de Alan Turing, o pai da computação. Matemático, Turing trabalha como cientista durante a Segunda Guerra Mundial e precisa decodificar os códigos nazistas, o chamado Enigma.

Ao mesmo tempo em que trabalha em equipe e lida com seus problemas pessoais, Turing tem o desafio de pôr fim à guerra.

2. Gênio Indomável (1997)

Outro que faz parte dos filmes sobre matemática é Gênio indomável, com Matt Damon no papel principal. Will, seu personagem, trabalha em uma universidade na área de limpeza, mas quando começa a mostrar sua genialidade na matemática, ele se envolve em confusões, até ser preso.

Obrigado a fazer terapias, Will conhece um terapeuta que o incentiva a encontrar um caminho para sua vida, aproveitando seu talento para os números.

3. O Homem que Viu o Infinito (2015)

O Homem que Viu o Infinito é mais um para a lista de filmes sobre matemática. O desenrolar da história é sobre um jovem indiano Ramanujan (Dev Patel), um gênio dos números que quer mostrar a todos sua mente brilhante.

Para isso, viaja a uma Universidade de Cambridge para se encontrar com seu mentor, o professor excêntrico GH Hardy.

4. Uma Mente Brilhante (2001)

Dos filmes sobre matemática mais famosos, Uma Mente Brilhante é um deles. John Nash, vivido por Russel Crowe é um jovem que teve sua inteligência reconhecida no meio acadêmico muito cedo. Ele passa a trabalhar com decodificação a serviço do governo dos Estados Unidos.

Entretanto, John começa a dar sinais de esquizofrenia e precisa lutar contra a doença, aprendendo a diferenciar a realidade do que é criação do seu cérebro.

5. Piratas do Vale do Silício (1999)

É apaixonado por informática e quer saber como foi a fundação da Apple e da Microsoft? Piratas do Vale do Silício mostra o início dessa tecnologia, sem deixar a matemática de lado.

O filme conta a história real de Bill Gates, Steve Jobs, Steve Wozniak e Paul Allen, jovens universitários e revolucionários.

6. Estrelas Além do Tempo (2017)

Um dos filmes sobre matemática mais recente da lista é Estrelas Além do Tempo. O longa-metragem fala sobre três matemáticas negras na NASA, que se tornam os elementos cruciais para a vitória dos Estados Unidos contra a Rússia na corrida espacial, durante a Guerra Fria. E quem elas e seus cálculos matemáticos não seria possível a chegada do homem a Lua.

Além de ser um filme sobre matemática, o longa também aborda o preconceito, a segregação racial e, principalmente, a importância das mulheres na ida do primeiro astronauta em órbita.

7. Pi (1998)

Dos mesmos diretores de Requiem por um Sonho e O Cisne Negro, Pi conta a história do gênio da matemática Max, um jovem que vive isolado, tendo apenas um objetivo: desvendar os segredos que explicam a existência de vida na Terra.

Para isso, ele precisa descobrir o número chave que, no caso, é o número completo de Pi. Quando descobre, os representantes da bolsa de mercado se mostram interessados em sua genialidade.

8. A Prova (2005)

Até o momento, é o segundo da lista de filmes sobre matemática com uma mulher protagonista. Uma revolucionária prova de um teorema matemático envolverá Catherine, interpretada por Gwineth Paltrow.

O problema é que toda sua genialidade matemática é uma herança de seu famoso pai, que terminou louco. O medo da personagem é que os problemas mentais de seu pai sejam hereditários, e isso se intensifica quando ela conversa com ele como se estivesse vivo. A coisa piora com a chegada da irmã e de um ex-aluno do intelectual.

9. Quebrando a Banca (2008)

Ben Campbell é um estudante de Tecnologia de Massachusetts com dificuldades financeiras para pagar as mensalidades. Com isso, ele se une ao grupo do matemático Mickey Rosa para ganhar nos cassinos de Las Vegas.

Até aí, tudo bem. O problema é que Ben se deixa seduzir pelo dinheiro e por uma garota, levando ele a se esbarrar com Cole Williams e a descobrir os riscos de quebrar a banca.

10. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Depois do Homem que Viu o Infinito, também tem, para finalizar a lista dos filmes sobre matemática O Homem que Mudou o Jogo. Brad Pitt encarna um gerente de baseball que precisa encontrar uma forma de ascender sua carreira novamente.

Ele, então, com a ajuda de um economista passa a usar as estatísticas para encontrar atletas bons, que entregam ótimos resultados, mesmo sem fama. Seria um recurso mais interessante do que apostar em antigos olheiros.

Compartilhe

Se gostou esta lista, compartilhe! Queremos também sua opinião sobre este filmes e também nomes de outros filmes sobre matemática que poderiam estar neste top 10.

10 Filmes Sobre Matemática para se ver na Netflix
5 (100%) 3 vote[s]


Leave a Reply